Projeto TURN nas Olimpíadas

Projeto TURN

Intercâmbio Brasil-Japão com o projeto TURN das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020

O projeto TURN é um projeto de arte que, através do estimulo da criatividade, trabalha encontros e ligações entre diversas pessoas.

Iniciado em 2015, o TURN é um dos projetos protagonistas do programa cultural das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020 que também conta com o Turn Festival e o Turn Center.

Organizada pelo Governo Metropolitano de Tóquio e Conselho de Arte de Tóquio, a exposição coletiva TURN – com os artistas brasileiros nikkeis Jum Nakao e Tati Polo e os japoneses Yasuaki Igarashi e Sachie Takiguchi e direção do artista japonês Katsuhiko Hibino. A exposição foi inaugurada no último dia 18 de agosto de 2016 no Paço Imperial, na Praça XV de Novembro, no Rio de Janeiro.

A base do projeto é a experiência e ligações com diferentes pessoas que os artistas, brasileiros e japoneses construíram no intercâmbio que realizaram em São Paulo.

Na sala de exposições podem ser vistas as obras e performances que nasceram desses encontros e da inspiração que eles originaram. Nesse ambiente estão disponibilizados instrumentos que tornam possível, não só a apreciação das obras, mas que também servirão como um convite para participação do público.

Projeto TURN no Brasil, com a direção do artista japonês Katsuhiko Hibino

Projeto TURN no Brasil, com a direção do artista japonês Katsuhiko Hibino


“A vida cria formas. A forma da região criada por seus habitantes é exclusiva para cada um. Quando as pessoas se envolvem nas formas de uma região específica, criadas ao longo do tempo, elas podem experimentar a força de vida que flui dentro de nós. Uma região nos conecta além do tempo. O tempo nos conecta além de uma região”, diz o artista Katsuhiko Hibino, decano da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Artes de Tóquio, professor do Departamento de Arte Intermídia na Faculdade de Belas Artes.

As agências de publicidade japonesas Dentsu e Nomura ficam encarregadas da parte logística e a produtora Do Cultural, do produtor cultural Jo Takahashi, fica a cargo da produção brasileira.

União de ideias

Os artistas desenvolveram os projetos artísticos em instituições de bem-estar (cada uma atendendo um público específico) no Brasil, a fim de ampliar diferentes técnicas de trabalho, experiência estética e social com os integrantes da entidades.

O artista visual Jum Nakao (Brasil) criou obras de arte usando a cestaria tradicional com os idosos do Jardim de Repouso São Francisco Ikoi-No-Sono, em Guarulhos.

A artista plástica Tati Polo (Brasil) trabalhou o ‘Tsumami’ (origami de pano, artesanato tradicional específico da região de Tóquio) com os pacientes da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, em São Paulo.

Foto: Rafael Salvador

A artista Tati Polo no Kodomo-no-Sono

O artista plástico Yasuaki Igarashi (Japão) fez atividades de tingimento e cordas trançadas (‘Kumihimo’) com crianças do Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA), filial da Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo.

E a facilitadora Sachie Takiguchi (Japão) realizou peças de Kirigami “Kiriko” (típicas de Tohoku (Região Nordeste do Japão) – área afetadas drasticamente no tsunami de 2010) com a Associação Comunitária Monte Azul, ONG na região sul de São Paulo.

Desenvolvimento do projeto TURN com Sachie na Associação Comunitária Monte Alegre

Desenvolvimento do projeto TURN com Sachie Takiguchi na Associação Comunitária Monte Azul

Multiplicidade de eventos

Paralelamente à mostra ‘TURN’, acontecem outras ações:

  • Caravana de Tóquio
  • Série de shows com um conjunto diversificado de artistas japoneses e brasileiros, capitaneados pelo dramaturgo, diretor e ator Hideki Noda)

  • TOHOKU & TOKYO no Rio
  • Focadas em Tóquio e Tohoku, as atrações culturais desta região recheiam os shows como Edo Tobi Kiyari (arte performática que demonstra a tradicional cultura Edo), Iwaki Jangara Nenbutsu Odori (a prefeitura de Fukushima pela purificação da terra) e a dança demoníaca da espada onikenbaidemon (de Iwate), ambas de Tohoku, além de shows de Megumi Kudo (passista japonesa), tambores japoneses taikô Sho, malabarismo com bola de futebol e uma aparição de entusiastas cosplay.

Mostra ‘TURN’
com Jum Nakao, Tati Polo, Yasuaki Igarashi e Sachie Takiguchi

Quando: 19 de agosto a 07 de setembro de 2016 (terça a domingo, 12h-19h)
Onde: Paço Imperial
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2215-2093
Quanto: grátis
Classificação: livre

Você pode se interessar também por...