V Colóquio em Estudos Japoneses

São Paulo – 2 de julho de 2019

Em 2 de julho, das 19h30 às 21h, a Fundação Japão e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP) promovem o V Colóquio em Estudos Japoneses.

O evento contará com duas apresentações distintas. A primeira será “Nikkeis na Amazônia Paraense: Discursos na imprensa (1953-1959)”, por Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto, bacharel em História pela Universidade Federal do Pará e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da USP em 2018.

A apresentação falará sobre a situação dos imigrantes japoneses e seus descendentes na região Amazônica, durante a década de 1950, no Estado do Pará. Pretende-se iniciar um debate sobre o impacto dessa presença tanto na região, quanto no Brasil, e entender a profundidade dessa influência nos âmbitos econômico, político e social.

Na segunda parte do evento, o tema “Yoshito Ohno: o terceiro pilar da tríade do butoh” mostrará um profundo diálogo entre Kazuo Ohno e Hijikata Tatsumi através da trajetória artística de Yoshito Ohno, trazendo à tona a tríade da primeira geração do butoh, no Japão.

A apresentação será feita pela atriz Ana Cristina Yokoyama, graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP, mestre pelo Programa de Pós-Graduação USP em 2019.

V Colóquio em Estudos Japoneses

Quando: 2 de julho de 2019
Horário: 19h30 às 21h
Onde: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52, 3º andar, Paraíso, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3141-0110
Mais informações: fjsp.org.br/agenda/5_coloquio_fjsp
Ingresso: gratuito – É necessário retirar senha (uma por pessoa) no local, meia hora antes do evento