Agenda:

Travessias em conflito – Mulheres Nikkeis

São Paulo – 8 de maio de 2013

O ciclo de palestras do projeto Travessias em conflito continua as atividades, desta vez com o debate sobre o tema “Mulheres Nikkeis”, no dia 8 de maio.

O encontro com Celia Abe Oi (historiadora e jornalista, trabalhou em periódicos nikkeis como a revista Página Um), Lúcia Hiratsuka (artista plástica, ilustradora de livros e autora de obras infantis, como Os livros de Sayuri [SM Editora, 2008]) e Yumi Garcia dos Santos (socióloga, autora do livro Cecília Hirata – vida e família de uma mulher cosmopolita [Terceiro Nome, 2010]) traz discussões sobre a história da imigração japonesa narrada a partir de outras perspectivas.

“Nas fotografias antigas e nos relatos sobre as primeiras gerações das famílias de imigrantes japoneses no Brasil, o pai é colocado como a figura central, em torno do qual se subordinam os outros membros. Submissão é uma palavra constantemente associada à condição das mulheres nikkeis da época. Na historiografia da imigração japonesa, privilegia-se a voz e o protagonismo das lideranças masculinas. No entanto, histórias bem diferentes são narradas por autoras nikkeis em seus textos, pesquisas e livros.”

Travessias em conflito – Mulheres Nikkeis
Quando: 8 de maio, às 19h
Onde: Centro Cultural Hiroshima. Rua Tamandaré, 800, Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim), São Paulo–SP
Quanto: Gratuito (estacionamento no local)
Informações: Fanpage do Facebook