Sashiko Boro, com Marilene Vilela Yamassak

São Paulo – 11 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019

Sashiko é uma forma tradicional de bordado japonês. Originalmente, as camadas de tecido eram costuradas juntas para obter calor e durabilidade com a costura. O bordado sashiko é feito à mão com um ponto semelhante a uma execução de pontos de alinhavo em circulos, quadrados e estrelinhas. Surgido por necessidade, o boro faz com que cada peça conte uma história única de sua vida útil. Os padrões usados para unir os tecidos (o ponto sashiko) são cuidadosamente desenhados e há um movimento de reflexão de quem costura para com a história da roupa, sua utilidade e as possibilidades que cada item ainda oferece.

A técnica atualmente é uma opção para quem quer fugir do mundo do fast fashion, em que todos os produtos são feitos para durarem poucas estações, sendo logo descartados e substituídos.

Trazer blusa, sacola, calça, camiseta, jaqueta ou qualquer peça que quiser dar um novo visual.

Marilene Vilela Yamassaki é bióloga formada pela USP com pós-graduação em Botânica. Atua há mais de 20 anos na Feira da Liberdade e tem trabalhos publicados em revistas e jornais. Estuda e leciona sobre arte têxtil, como estamparia artesanal e vegetal, bordado boro, sashiko e costura criativa.

Sashiko Boro, com Marilene Vilela Yamassak

Quando:11 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019
Horário: das 13h30 às 14h30
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro. São Paulo-SP
Mais informações: www.sescsp.org.br/programacao/176580_SASHICO+BORO+COM+MARILENE+VILELA+YAMASSAK
Quanto: Grátis
Inscrições na Central de Atendimento