Palestra: KWAIDAN – Fotografias de Hiroshi Watanabe

São Paulo – 27 de agosto de 2019

kwaidan hiroshi watanabeO fotógrafo Hiroshi Watanabe, pela primeira vez no Brasil, falará sobre o processo de criação das fotografias que fazem parte de seu último livro Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things [Kwaidan: histórias e estudos sobre coisas estranhas], publicado e lançado nos Estados Unidos em março de 2019. Kwaidan é um novo livro e edição de histórias curtas de terror japonesas escritas por Lafcadio Hearn (1850-1904) mais de um século atrás. Hearn era um irlandês que nasceu na Grécia, cresceu na Irlanda e emigrou para os EUA onde ele se tornou um escritor. Mais tarde, ele se mudou para o Japão e se casou com uma mulher japonesa, teve filhos e tornou-se professor. Ele viajou por todo o Japão com sua esposa e ouviu muitas histórias estranhas do folclore tradicional. Kwaidan é uma coleção daqueles contos que ele escreveu em inglês para a população ocidental. Ele morreu no Japão logo após a publicação de Kwaidan. Essas histórias foram visualmente recriadas em fotografias do premiado Hiroshi Watanabe, quem carinhosa e cuidadosamente trouxe esta edição para impressão.

Hiroshi falará sobre o pano de fundo do projeto Kwaidan – como apaixonou-se pelo livro, como foi fazer fotografias baseadas nas histórias, e sobre o contexto histórico de Lafcadio Hearn e o Japão naquela época.

Sobre Hiroshi Watanabe

Nasceu em Sapporo, Hokaido, em 1951. Graduou-se em fotografia na universidade de Nihon em 1975 e mudou-se para Los Angeles, onde chegou a dirigir uma produtora de comerciais para a TV japonesa. No início dos anos 2000, decidiu retornar às suas origens e desde então dedica-se exclusivamente à fotografia autoral. Tendo editado vários livros, atualmente vive em Los Angeles e viaja regularmente ao Japão e a vários países, onde realiza seus ensaios fotográficos. Suas fotografias fazem parte dos acervos de vários museus e coleções privadas.

Palestra: KWAIDAN – Fotografias de Hiroshi Watanabe

Quando: 27 de agosto de 2019, às 19h
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52. São Paulo-SP
Quanto: Participação Gratuita
*Senhas 1h antes na recepção
Mais informações: www.japanhouse.jp/saopaulo/event/KWAIDAN.html