Palestra: Arte Japonesa Contemporânea em Cartaz

São Paulo – 30 de janeiro de 2020

Nesta palestra sobre a arte contemporânea japonesa, Michiko Okano apresentará uma breve contextualização histórica do Japão pós-guerra até os momentos atuais, com enfoque nas vidas e nas obras de três artistas contemporâneos que tiveram seus trabalhos expostos recentemente em algumas das principais instituições culturais de São Paulo: Chiharu Shiota, Takashi Murakami e Tadashi Kawamata.

Michiko busca analisar as características de obras desses artistas de diferentes gerações, nascidos nas décadas de 1970, 1960 e 1950, respectivamente, bem como as propostas de criação de espacialidades interconectadas e, inclusive, possíveis diálogos entre os seus trabalhos.

Sobre Michiko Okano

Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora adjunta de História da Arte da Ásia na graduação e pós-graduação da UNIFESP, professora colaboradora na pós-graduação do Centro de Estudos Japoneses da USP. É coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia e curadora das exposições “Olhar InComum: Japão Revisitato” no MOM, Curitiba, 2016; e “Transpacific Borderlands: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo”, JANM, Los Angeles, 2017/18. Autora de “Ma, entre espaço da arte e comunicação no Japão” (Annablume, 2011) e “Manabu Mabe” (Folha de S. Paulo, 2013), entre outros.

Arte Japonesa Contemporânea em cartaz

Quando: Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Horário: 19 horas
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52, Bela Vista. São Paulo-SP
Participação gratuita*
*Senhas distribuídas na recepção 1 hora antes