Mostra de cinema Samurai Vs Yakuza – tradições em conflito
São Paulo – 2 a 13 de abril de 2019
Em parceria com a Fundação Japão, o Centro Cultural São Paulo apresenta um ciclo dos principais clássicos do gênero Giri vs Ninjô, que podem ser traduzidos aqui como Samurai vs Yakuza, e ocorrerá entre os dias 2 e 13 de abril de 2019.
“O que significa ser um membro da Yakuza no Japão?”, uma das perguntas feitas a um chefe da Yakuza, que aceitou dar uma entrevista a um jornal japonês. “Ser Yakuza significa viver um inalterado modo de vida. Não é uma ocupação. É seguir e explorar a vida e o código Samurai.”
Os filmes de gangsters Yakuza se desenvolveram a partir dos filmes de Samurai no início dos anos 60, e apesar da cultura gangster assumir o código Samurai como modo de vida, o código Samurai em si nunca conseguiu absorver apropriadamente um indivíduo fora-da-lei. Um protagonista gangster da Yakuza, um fora-da-lei por definição, deve sempre escolher entre dever ou humanidade, enquanto que o Samurai deve sempre representar as duas qualidades simultaneamente. Esta fissura moral representa o clássico dilema japonês chamado Giri vs Ninjô, que é literalmente significa dever vs sentimento, e que coloca o gênero Yakuza muito mais como um herdeiro bastardo dos filmes de Samurai do que realmente um sucessor contemporâneo do gênero.
Mostra de cinema Samurai Vs Yakuza – tradições em conflito
Quando: 2 e 13 de abril de 2019
Onde: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000. São Paulo-SP
Mais informações: www.facebook.com/events/441357813274051