Mostra de cerâmica “Kimi Nii – Nas nuvens”

São Paulo – 2 de agosto a 5 de outubro de 2014

Uma das mais prestigiadas escultoras em cerâmica da atualidade, a artista plástica e designer japonesa Kimi Nii terá uma exposição de sua obra na Caixa Cultural São Paulo, que será aberta ao público no dia 2 de agosto e permanecerá em cartaz até o dia 5 de outubro de 2014.

Com entrada gratuita, a mostra, intitulada “Kimi Nii – Nas nuvens”, inclui novos trabalhos e alguns destaques da produção da artista desde a década de 1980. A exposição é realizada pela Art Unlimited, com curadoria de Pieter Tjabbes e textos de Antonio Gonçalves Filho.

Unindo o domínio técnico com as nuances da surpresa no resultado final de suas esculturas, as peças em cerâmica de Kimi Nii têm extrema simplicidade nas formas, que desafiam o espaço em uma surpreendente diversidade de encaixes que permitem a sua expansão ou sobreposição, de forma vertical ou como se as esculturas fossem formadas por camadas. Ao invés da artista objetivar a forma, como fez ao longo de quase toda a sua vida, agora ela é resultado da vivência de um processo que vai além da modelagem, mas resulta também de diferentes condições dos fornos em que as peças são produzidas.

Os novos trabalhos da artista colocados na exposição incluem duas instalações, uma vertical, batizada “Nas nuvens”, composta de conjuntos de tufos estilizados, com formas arredondadas, dispostas em uma parede; e outra horizontal, onde Kimi Nii retoma um tema que já esteve presente em seu trabalho, com formas inspiradas em montanhas e vulcões, seguindo soluções mais geométricas. Ao contrário do que é marcante em quase todo o trabalho da artista, o formato das peças pode não ser exatamente a materialização daquilo que foi projetado.

Segundo a escultora, as duas instalações apresentam conjuntos de objetos mais orgânicos, figurativos, que não são resultados apenas do que ela planejou, mas também do efêmero.

A exposição de trabalhos que se configuram nos destaques de sua trajetória, por sua vez, é dividida em quatro módulos. Um deles é composto pelos Donguri, esculturas em formatos de avelãs estilizadas. Há também os Módulos Quadrados, que preenchem mosaicos em painéis fechados. E ainda peças que podem ser consideradas as precursoras da instalação “Nas nuvens”, chamadas Variações de Montanhas, esculpidas com a faceta geométrica que permeia toda a produção de Kimi Nii, característica também presente nos Objetos Geométricos, que completam a mostra.

No dia 30 de agosto (um sábado), às 15 horas, será realizada na Caixa Cultural São Paulo uma visita guiada com o curador da mostra, Pieter Tjabbes.

Exposição “Kimi Nii – Nas nuvens”
Abertura: 2 de agosto de 2014, às 11 horas
Visitação: de 2 de agosto a 5 de outubro de 2014
Terça a Domingo, das 09 horas às 19 horas
Quanto: Gratuito
Para todas as idades
Onde: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – São Paulo/SP