Lançamento do livro O Caminho, de Gílson Yoshioka

São Paulo – 26 de fevereiro de 2019

O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lançará o livro de minicontos “O caminho” na Casa das Rosas na terça-feira, dia 26, das 18h às 21h.

Publicada pela Telucazu Edições, a sétima obra do autor aborda questionamentos existenciais, o cotidiano, o fazer literário, os relacionamentos pessoais, entre outros assuntos.

O livro tem um projeto gráfico que remete às narrativas de uma linha de cada conto e também aos textos de apresentação. Marcelino Freire, organizador do livro “Os cem menores contos brasileiros do século”, foi o responsável pelo prefácio; Maria Valéria Rezende, vencedora do prêmio Jabuti, escreveu a quarta capa; e Sergio Montero, mestre em Literatura pela USP, assinou o texto da orelha.

“O caminho” é o segundo livro de minicontos de Gílson Yoshioka. “Linha tênue”, o primeiro, foi lançado no Festival do Japão em 2018. “Sempre gostei de textos sintéticos de aforismos, poemas, crônicas, contos, reportagens e de alguns romances. Esses escritos podem conviver bem entre si e muitas vezes o que os separam é uma linha tênue”, afirma o autor.

Segundo o editor André Kondo, apesar da concisão dos minicontos, o trabalho de edição foi muito elaborado. “Nenhuma vírgula foi colocada de forma displicente, nem o posicionamento das histórias foi aleatório. Porque para se propor um caminho não se pode dar ao luxo de não apontar para o melhor destino. Isso, Yoshioka fez”, explica. “A leitura desse pequeno tratado filosófico nos faz refletir e pode ser relida de tempos em tempos”, complementa.

Para Marcelino Freire, o poder de síntese do autor permite que o leitor participe da construção da narrativa. “Yoshioka trabalha na entrelinha. Por detrás, à margem, na borda. Tem escritor que escreve demais. Feito ele, vai além. Porque nos permite, a cada pequena leitura, avançar”, analisa.

Próximo lançamento

Em julho de 2019, no Festival do Japão, Gílson Yoshioka lançará o oitavo livro “Amor: humor”, mais um da série de minicontos. “O trabalho já está na fase final da produção e, apesar do título, trata-se de uma reflexão acerca dos relacionamentos pessoais e amorosos”, explica.

O autor estará presente para a noite de autógrafos na Casa das Rosas. O livro também já pode ser comprado no site da Telucazu Edições (www.telucazu.com).

Sobre o autor Gílson Yoshioka

Escritor e jornalista, pela Faculdade Cásper Líbero, Gílson Yoshioka é o autor de “Trocando os pés pelas mãos – O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”, “Frugais transgressões”, “Linha tênue” e “A alma de Edu Falaschi – Uma história de perseverança e superação até o sucesso” (no prelo). É coautor de “A camisa amarela da seleção brasileira”, “Meus primeiros passos nas ruas e no trânsito”, “Você me ajuda? – Conversas sobre drogas na escola” e colaborador do “Anuário Interlagos 70 anos de Velocidade”. É também vocalista e compositor.

Lançamento do livro “O caminho”, de Gílson Yoshioka

Quando: 26 de fevereiro de 2019
Horário: das 18h às 21h
Onde: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 – Paraíso. São Paulo-SP
Valor do livro: R$ 10
Site da editora: www.telucazu.com