Kyudo – O Caminho do Arco

Rio de Janeiro – 7 a 30 de novembro

O kyudo (literalmente “o caminho do arco”) é uma das mais antigas artes marciais do Japão. Criado no campo de batalha, evoluiu para um processo que combina preocupações morais, estéticas e práticas; atualmente, é praticado por muitos como meio de auto-aperfeiçoamento.

Essa busca pelo aprimoramento pessoal é resultado de anos de rigoroso treinamento, no qual a maneira de segurar o arco e todos os passos para efetuar o disparo são tão importantes quanto acertar o alvo.

Kyudo é o tema da exposição “O Caminho do Arco”, do fotógrafo Bruno Privatti. Formada por uma série de 20 fotografias tiradas durante o Primeiro Seminário de Kyudo do Rio de Janeiro, a exposição busca mostrar um aspecto da vida japonesa que transcendeu as fronteiras geográficas, atraindo adeptos em todo o mundo, que buscam o Shin-Zen-Bi, isto é, a Verdade, o Bem e a Beleza.

Kyudo – O Caminho do Arco
Quando: 7 a 30 de novembro
Onde: Espaço Núcleo MID (Memória, Informação e Documentação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rua São Francisco Xavier, 524, 2º andar, sala 2.002, Bloco C, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Quanto: Gratuito