Homenagem a Chiune Sugihara
São Paulo – 4 de junho de 2016
Uma história pouco conhecida, mas que ressalta a nobreza e o heroísmo do ser humano. No dia 4 de junho (sábado), a partir das 15 horas, a Aliança Cultural Brasil-Japão sediará uma palestra do cônsul Takuo Sato, chefe do departamento cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
O cônsul Sato foi convidado pela Aliança para contar a história de Chiune Sugihara (杉原千畝), prestando uma homenagem ao diplomata japonês que salvou a vida de mais de 6 mil judeus durante o Holocausto, emitindo vistos a judeus perseguidos pelo regime nazista.
Em 1939, Sugihara chegou ao Consulado do Japão em Kaunas, Lituânia. Entre 31 de julho e 21 de agosto de 1940, o cônsul Sugihara emitiu mais de 2000 vistos, que permitiram que famílias de judeus lituanos fugissem das tropas nazistas, viajando para Japão. Por essa decisão corajosa, Sugihara arriscou sua carreira e sua vida, além da vida de seus familiares.
O conteúdo da palestra consiste em uma apresentação sobre a vida de Chiune Sugihara. Uma sessão de perguntas e respostas também será realizada. A palestra é aberta para alunos e ex-alunos da Aliança, e também para o público em geral.
Palestra – Uma Homenagem a Chiune Sugihara
Quando: 4 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 15 horas
Onde: Aliança Cultural Brasil-Japão – unidade São Joaquim
Endereço: Rua São Joaquim, 381, 6º andar, Liberdade
Participação limitada a 50 pessoas
Inscrições: http://bit.ly/chiunesugihara
Mais informações: http://www.acbj.com.br/index.php/chiune-sugihara/
REGRAS:
- * Participação gratuita, limitada a 50 participantes.
* Solicitamos que todos os inscritos cheguem ao auditório 20 minutos antes do início do evento.
* NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA APÓS AS 15 HORAS