Agenda:

Forma Humana, apresentação da bailarina Minako

São Paulo – 3 a 6 de abril

Marionetes são essencialmente objetos inanimados que se assemelham às características e formas humanas. Ao assumi-las como suas, um objeto artificial passa a parecer um ser “humano”. Ele se torna a sombra sobre a qual projetamos nossos próprios desejos e fantasias. É aí que se encontra a graça da marionete: um objeto inanimado assuma “vida”.

No entanto, o interesse deste trabalho está justamente no oposto: o que acontece quando nos desfazemos de nossa humanidade e nos tornamos objetos inanimados?

O desejo da artista é diluir a fronteira entre o corpo humano e o artificial a ponto de não mais podermos diferenciar fantasia e realidade. Aqui, o corpo humano se torna nada mais do que uma marionete. Ao descascá-lo até sua forma, ela tenta alcançar o limite entre realidade física e artificial.

Minako Seki é bailarina, coreógrafa e professora. Japonesa radicada em Berlim, é fundadora da MINAKO SEKI Company e Co-diretora do Berlin Post School for Physical Theater-Dance. Pertence à terceira geração dos bailarinos de Butoh (Dance Love Machine, Tatoeba-téatre danse grotesque), sua dança é baseada na técnica japonesa, no Teatro-Físico e em Dança Contemporânea. Nomeia seu estilo como “Dancing Between” (Dançando Entre).

Os espaços “entre” podem lhe dar eternas possibilidades para criar movimentos. Suas peças lidam com a consciência e a inconsciência, descreve estados emocionais do Ser e os limites entre a realidade e a ilusão. Nos últimos 20 anos dedicou-se a pesquisa de sua própria técnica corporal e de ensino, e as combinou no Seki Method.

Forma Humana, apresentação da bailarina Minako Seki
Quando: 3 a 6 de abril (quarta, às 15:30; quinta, sexta e sábado, às 20:00)
Onde: Sesc Pompéia (São Paulo), rua Clélia, 93, Pompéia, São Paulo–SP
Quanto: Gratuito
Informações: (11) 3871-7700

Ver mapa maior