Força e Beleza da Cerâmica

São Paulo – de 22 a 24 de setembro

A Fundação Japão realiza evento gratuito dedicado especialmente à cerâmica, com palestras e documentários, nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2010. No dia 22 de setembro, serão exibidos os documentários “Uichi Shimizu: Um Mestre da Terra e do Fogo” e “Imaemon XIII: Introduzindo Nova Beleza à Porcelana Colorida Nabeshima”, totalizando 1 hora de duração, em duas sessões distintas. Cada um dos filmes revela um recorte da história da cerâmica no Japão, focando em torno de figuras designadas patrimônios culturais. No dia 23 de setembro de 2010, os ceramistas Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro palestram sobre “Forno Noborigama: Origens, construção e queima”. No dia 24 de setembro, o ceramista Alberto Cidraes fala sobre a “Cunha e o Japão: Encruzilhada de vias culturais”.

Força e Beleza da Cerâmica
Documentários
Quando: 22 de setembro de 2010 (quarta-feira), às 15h e às 19h30

Título: “Uichi Shimizu: Um Mestre da Terra e do Fogo” (Japão, 1989, 31 minutos, 16 mm, cor)
Direção: Tetsu Yamazoe
Sinopse: Apresenta a atuação de Uichi Shimizu, que em 1985 foi considerado
Patrimônio Cultural, e que desde os 14 anos de idade buscava a exploração dos
elementos fundamentais da cerâmica, terra e fogo.

Título: “Imaemon XIII: Introduzindo Nova Beleza à Porcelana Colorida Nabeshima”
(Japão, 1994, 36 minutos, 16 mm, cor)
Direção: Masami Murayama
Sinopse: Retrata a vida e a obra de Imaemon XIII, Patrimônio Cultural Intangível pela preservação da arte e técnica da porcelana colorida Nabeshima. A tradição e a criação fazem-no inventar novas técnicas para a sua arte.

Palestra “Forno Noborigama: Origens, construção e queima” com ceramistas Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro
Quando: 23 de setembro de 2010 (quinta-feira), das 19h30 às 21h30
Sinopse: Os artistas apresentam a milenar arte da cerâmica de alta temperatura com imagens que relatam a trajetória de desenvolvimento do forno desde as origens na China, a transformação na Coreia, o apuramento estético e sofisticado no Japão, e o espaço que o Noborigama encontra no Brasil.

Palestra “Cunha e o Japão: Encruzilhada de vias culturais” com arquiteto e ceramista Alberto Cidraes
Quando: 24 de setembro (sexta-feira), das 19h30 às 21h30
Sinopse: Cunha é um caso impar de interação e miscigenação de culturas no campo vasto da cerâmica, com principal influência externa que veio do Japão, mas com bagagem de portugueses e brasileiros. Como isso aconteceu e os desenvolvimentos posteriores do “Polo de cerâmica de autor de Cunha” é o assunto desta apresentação e conversa.

Onde: Espaço Cultural Fundação Japão – Av. Paulista, 37- 1º andar (próximo ao metrô Brigadeiro) – São Paulo (SP)
Quanto: Entrada gratuita – é necessário efetuar inscrição prévia para as palestras, enviando nome completo e telefone para: eventosfjsp@gmail.com
Informações: (11) 3141-0110 / 3141-0843