Exposição “Shozoku”

São Paulo – 9 de julho de 2019

O artista plástico e tatuador Iago Tremacoldi, de apenas 22 anos, estreia sua primeira exposição, intitulada “Shozoku”, com um coquetel de lançamento no dia 9 de julho, às 16h, no restaurante Yu Yatai, localizado no bairro Mirandópolis, em São Paulo.

Com entrada gratuita, o público terá a oportunidade de experimentar os pratos mais tradicionais do Yu Yatai, como o takoyaki e o okonomiyaki, e, ao final do encontro, o evento contará com a participação do músico Ed Canto que, através do shamisen, instrumento tradicional japonês de três cordas, apresentará um repertório contemporâneo.

O projeto, que reúne a arte e a gastronomia inspirados no Japão, surgiu de uma conversa informal e virtual entre Iago e Marcelo Inoue, proprietário do Yu Yatai, quando ambos notaram que, apesar das origens e áreas profissionais diferentes, existia um sentimento comum sobre as tradições culturais japonesas.

“A ideia surgiu de uma conversa com o Iago, quando ele me ofereceu uma pintura para o restaurante. Depois disso, vieram algumas ideias e pensei em uma exposição ou algo que pudesse juntar a gastronomia com a arte”, contou Marcelo.

Do papo surgiu a pintura “Takoyaki to Shichi Fukujin”, que mescla a arte sumi-ê (técnica de pintura japonesa) no estilo genga, voltado para a tatuagem, com técnicas de aquarela, sendo esta a precursora de todas as demais obras que estarão expostas no restaurante.

“Essa pintura talvez seja precursora, simplesmente por representar uma síntese do Marcelo e seu restaurante, que serve pratos tradicionais japoneses em uma metrópole brasileira”, explica Iago Tremacoldi.

Para o primeiro evento do restaurante, Marcelo pretende divulgar a cultura japonesa através de sua arte e culinária.

“Minha expectativa é de divulgar a cultura, o restaurante, o trabalho do Iago e dos demais envolvidos neste evento. A união faz a força!”, anseia Inoue.

Além de ser um grande admirador da cultura e da culinária japonesa, Iago Tremacoldi se identificou com o Yu Yatai por sua adaptação aos tempos modernos, tanto em seu modelo de negócio, quanto em sua estética e proposta.

“A exposição também trata disso, de sentir pertencimento a uma nação e uma cultura muito rica que, apesar de não ter parentesco algum, os valores nipônicos são capazes de acender o sentimento de pertencer, tudo dentro do contexto atual”, acrescenta Iago.

Nesta exposição, as obras de lago terão como tema principal flores, animais e personagens históricos presentes na estética japonesa, além das inúmeras formas de representação, que foram revisadas e interpretadas, com o intuito de promover a harmonia entre sua arte e o ambiente do Yu Yatai.

Exposição “Shozoku”

Quando: 9 de julho de 2019
Horário: 16h
Onde: Restaurante Yu Yatai
Endereço: Rua das Rosas, 52 – Mirandópolis. São Paulo-SP
Mais informações: contato@yomitai.com.br