Exposição: O Poder do Shojo Mangá

Rio de Janeiro – até 11 de abril de 2019

A exposição itinerante “O Poder do Shojo Manga” volta ao Rio de Janeiro para uma temporada no Centro Cultural da UERJ, de 15 de março a 11 de abril de 2019.

Criada pela professora Masami Toku, a mostra já participou de mais de 50 exposições, sobretudo na América do Norte e Ásia, buscando difundir a arte do mangá Shojo. Tratam-se de reproduções de desenhos produzidos especialmente para mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60.

As obras valorizam as personagens femininas com romantismo, revelando as aspirações das jovens japonesas da época do luxo e da elegância ocidental.

O mangá Shojo nasceu no Japão durante a década de 1950, e teve seu auge no período das décadas de 1960 a 1980.

Dentro da história do mangá Shojo, é possível verificar algumas mudanças, especialmente após a década de 1970, quando o arquétipo de personagens femininos passava a ter olhos grandes que preenchem metade do rosto, geralmente usando fitas e flores em seus cabelos.

Para Miyako Maki, mangaká de mangá Shojo, aquele foi um período de extrema pobreza, em que os desenhos revelavam um mundo de sonhos. Maki desenhava, na época, roupas que gostaria que as garotas usassem, e não as roupas remendadas que eram comuns na época.

Após esse período, os temas do mangá Shojo se estenderam de romances a histórias de época, aventura e até ficção científica. Foi um período de autorrealização das protagonistas, que se tornaram o tema central das histórias, que passaram a atrair ainda mais as jovens leitoras.

Já nos anos 90, o Shojo Manga passou a se aproximar mais do Shonen Manga, que são os mangás voltados para jovens leitores masculinos. A partir dali, os personagens principais passaram a apresentar características únicas, em enredos que incluem mitos e lendas japonesas e até mesmo o amor entre dois rapazes.

Exposição: O Poder do Shojo Mangá

Quando: até 11 de abril de 2019
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Onde: Centro Cultural da UERJ
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã. Rio de Janeiro-RJ
Mais informações: fjsp.org.br/agenda/exposicao-itinerante-shojo-manga