Exposição “Artesanato do Japão” em Manaus

Manaus – 12 a 26 de novembro de 2014

A exposição traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos.

Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão, estarão expostos utensílios criados ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, criando objetos práticos e com seu toque de beleza.

“Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos, que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo.”

As tradicionais artes que fazem parte da mostra incluem artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão, que pouco a pouco foram substituídas por modernas máquinas e produção em grande escala.

A transição, explica a curadora, começou durante a era Meiji (1868 – 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização.

“Ainda nesta época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas.”

Após este período em Manaus, a exposição, que faz parte do acervo da Japan Foundation (Japão), seguirá percorrendo o país, passando Belém, Recife e São Paulo.

Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas
Quando: de 12 a 26 de novembro de 2014
Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 13h às 17h; e aos domingos, das 17h às 21h (exceto feriado)
Onde: Centro Cultural Palácio da Justiça
Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, 833 – Centro – Manaus – AM
Quanto: Gratuito
Informações
Central de Exposições (92) 3232-9247
Palácio da Justiça (92) 3248-1844