Curso – O Cinema de Ozu

São Paulo – até 7 de fevereiro de 2019 (quintas)

Ao lado de Akira Kurosawa, Kenji Mizoguchi e Mikio Naruse, Yasujiro Ozu compõe o quadro dos quatro grandes cineastas japoneses. Segundo o crítico Donald Richie, Ozu tratava, em seus filmes, “apenas de um grande assunto, a família japonesa, e de um grande tema, sua dissolução”.

O curso pretende investigar de que modo esse tema único se alterou no percurso de sua carreira conforme seu estilo foi depurado e seus personagens foram se tornando cada vez mais burgueses.

Em quatro aulas, compostas de trechos de filmes e importantes textos sobre o mestre, procuraremos pensar em seu cinema e em como esse diretor único se tornou uma grande influência para inúmeros outros cineastas, como Jim Jarmusch, Claire Denis, Hong Sang-soo e Hou Hsiao Hsien, entre muitos outros.

Com Sergio Alpendre

Crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Escreve na Folha de S. Paulo desde 2008 (Ilustrada, Mais, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutorando em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com. Foi oficineiro do programa Pontos MIS (de 2012 a 2015). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (de 2005 a 2008).

Curso – O Cinema de Ozu

Quando: de 17 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019 (quintas-feiras)
Horário: das 15h às 17h30
Onde: Sala de Múltiplo Uso (3º andar). Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros. São Paulo-SP
Recomendação etária: 16 anos
Inscrições a partir de 2/1 na Central de Atendimento
Mais informações: www.sescsp.org.br/programacao/176052_O+CINEMA+DE+OZU