Nikkei pioneiro da horta orgânica no Brasil faz vivência em Ecovila de SP
Os participantes vão aprender a fazer composto orgânico, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais. Desta forma, quem mora em apartamento, por exemplo, pode fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha. E quem mora em um sítio poderão preparar a terra utilizando técnicas que não agridem o meio ambiente. “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra”, afirma.
A vivência tem por objetivo ensinar as pessoas que moram na cidade – ou mesmo no campo – a se reconectar à Natureza. “Cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra”, afirma Hiroshi, um dos pioneiros da agricultura orgânica urbana no Brasil.
Seu primeiro curso foi lançado há 35 anos, quando o tema sustentabilidade ainda não estava em evidência. Desta vez, ele alia a experiência de morar 15 anos na Ecovila Clareando cultivando produtos orgânicos para consumo próprio e observando os ciclos da Natureza.
Para Hiroshi, é possível estabelecer uma comunicação com as plantas. “Assim como um cachorro reconhece quem o trata, uma planta também se manifesta silenciosamente à presença do tratador”.
Além de oficinas de horta, Hiroshi também realiza passeios guiados, meditações, tratamentos naturais de detox na Ecovila.
Curso Horta Orgânica: um Caminho
Quando: 10 e 11 de dezembro
Quanto: R$ 290 (inclui hospedagem e alimentação vegetariana)
Onde: Ecovila Clareando, Piracaia (90 Km de São Paulo)
Inscrições e informações: projetocasaclara@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/projetocasaclara