Criação têxtil com Bordado Sashiko

São Paulo – 2 a 27 de fevereiro de 2019


O sashiko é uma forma tradicional de bordado japonês, criado a partir da necessidade de reaproveitar a vida útil da peça e unindo-se com a memória da família, por meio da junção de tecidos, bordados em camadas para obter calor e durabilidade. Esta técnica é feita a mão, com o ponto de alinhavo formando quadrados , triângulos e círculos sobre os retalhos, desenhando-se o motivo a bordar. Nasceu na ilha de Tohoku, no Japão, da habilidade criativa existente num ambiente humilde, austero e de clima frio, no qual se poderia plantar algodão, o que torna qualquer pedacinho de tecido muito apreciado.

No Módulo II, a partir do aprendizado ou recapitulação dos pontos da técnica do bordado japonês sashiko, os participantes irão confeccionar uma ou duas peças têxteis, como bolsa, saquinho, sacola, ou almofada.

Marilene Vilela Yamassaki é bióloga formada pela USP com pós-graduação em Botânica. Atua há mais de 20 anos na Feira da Liberdade e tem trabalhos publicados em revistas e jornais. Estuda e leciona sobre arte têxtil, como estamparia artesanal e vegetal, bordado boro, sashiko e costura criativa.

Criação têxtil com Bordado Sashiko

Quando:2 a 27 de fevereiro de 2019
Horário: das 19h às 21h30
Onde: Sala de Oficinas (3º andar) do Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros. São Paulo-SP
Mais informações: www.sescsp.org.br/programacao/177697_CRIACAO+TEXTIL+COM+BORDADO+SASHICO
Quanto: R$ 12 a R$ 40
Inscrições a partir de 1/2 na Central de Atendimento