Colóquio Internacional Sobre o Pensamento Oriental: Budismo e Filosofia

Campinas – 7 e 8 de novembro de 2013

O Colóquio Internacional Sobre o Pensamento Oriental: Budismo e Filosofia acontecerá em novembro, nas cidades de São Paulo, Campinas e Uberlândia. Nos dias 4, 5 e 6, em São Paulo, será realizado na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Depois, segue para Campinas, dias 7 e 8, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Por fim, em Minas Gerais, estará de 11 a 13 de novembro na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Convidados internacionais

O evento contará com importantes especialistas e pesquisadores acadêmicos da área da filosofia e do budismo, do Brasil e do exterior. Diretamente do Japão, duas importantes presenças integram o quadro de palestrantes: Prof. Dr. Matsumaru Hisao, da Dokkyo University, PhD em Letras pela Kyoto University, que falará sobre Zen Budismo e a Filosofia da Escola de Kyoto; e Prof. Dr. Ryosuke Ohashi, o primeiro japonês a receber um título de Filosofia, em 1983, pela University of Wuerzburg.

Ohashi, que em 1990 obteve o prêmio Franz-Phillip-von-Siebold, traz como tema de sua participação O Lugar Histórico-filosófico da Filosofia de Nishida.

Sob coordenação geral do Prof. Dr. Antonio Florentino Neto, membro do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Japonês e editor da Editora Phi, o evento conta com o apoio da Fundação Japão, FAPESP, FAPEMIG, CAPES, e das pós-graduações em filosofia das Universidades UNICAMP, UNIFESP e UFU.

Mais informações sobre o evento e inscrições no site: https://sites.google.com/site/budismoefilosofia2013.