Ciclo de debates: GRUPO DE ARTE PONKÃ

São Paulo – 24 de abril de 2013

O grupo Hana, de pesquisa e criação teatral organiza encontro sobre o grupo de arte Ponkã, que atuou na década de 80 reunindo artistas descendentes de imigrantes ocidentais e orientais.

O debate será promovido por Alice K. (ex-integrante do grupo, professora de Interpretação Teatral na Escola de Comunicações e Artes da USP e diretora do Núcleo Hana de Pesquisa e Criação Teatral); Cassiano Sydow Quillici (professor livre-docente de Teorias do Teatro e da Performance pelo Instituto de Artes da UNICAMP, autor da dissertação “Teatro Experimental, Liminaridade e Mercado – Um estudo da produção experimental no teatro paulista dos anos 80”); e Luiz Fernando Ramos (professor do Departamento de Artes Cênicas da USP, encenador, dramaturgo, documentarista e crítico de teatro da Folha de S. Paulo).

“Em fins de 1982, em conjunto com outros atores, Paulo Yutaka realizava apresentações experimentais como Tempestade em Copo d’Água, sob a coordenação de Luiz Roberto Galizia. O espetáculo trazia a dificuldade de harmonizar conceitos ocidentais e orientais de ética, filosofia e comportamento. Nascia o Manifesto Ponkã, escrito por Ubiratã Tokugawa (Paulo Yutaka), em 1983. Da fundação participam Paulo Yutaka, Celso Saiki, Carlos Barreto, Ana Lúcia Cavalieri, Milton Tanaka, Hector Gonzales, Graciella de Leonnardis e o Galizia. Seguiram-se Aponkãlipse, O Próximo Capítulo, o Ballet da Informática e O Primeiro Capítulo. Eu entrei no grupo em fins de 1985, quando iniciava-se a montagem Pássaro do Poente, um texto de Carlos Alberto Soffredini, extraído de uma lenda japonesa, sob a direção de Marcio Aurélio. O grupo era composto por filhos e netos de imigrantes orientais e ocidentais e o Ponkã, tal como a fruta mestiça da mexerica e laranja, buscou articular uma síntese teatral que expressasse essa condição.” (Alice K.)

Ciclo de debates: GRUPO DE ARTE PONKÃ
Quando:
24 de abril de 2013
Onde: Centro Cultural Hiroshima – Rua Tamandaré, 800, Liberdade, São Paulo—SP
Quanto:Gratuito
Informações: Acompanhe pelo facebook