A Partitura do Jardim
São Paulo – 10 de março a 30 de abril de 2012
A artista plástica Marli Takeda realiza nova intervenção em uma espaço público. Depois de decorar as paredes do túnel de acesso do Metrô Clínicas, agora é a movimentada estação São Bento o local escolhido.
O trabalho presta homenagem ao Mosteiro de São Bento, prédio com mais de 400 anos de história e uma das atrações turísticas da região.
A intervenção mostra uma partitura de canto gregoriano. São quatro linhas horizontais que acolhem notas musicais formadas por rosáceas, que “aludem não só aos vitrais da igreja, mas também às flores do jardim do mosteiro”.
Serão 18 rosáceas representadas por 9 círculos com diâmetros de 18cm e 12 cm, completando um total de 162 círculos ocupando um espaço de 2,40 X 16,6 m e 2,40 X 4 m.
O trecho da partitura gregoriana representado pela colocação das rosáceas é “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós”, frase da oração “Ave Maria”. A instalação evoca assim também o célebre pensamento de Santo Agostinho que cantar é orar duas vezes.
“A ideia é criar uma atmosfera de contemplação e reflexão sobre os percursos que escolhemos”, diz Marli. “Assim como nas duas instalações anteriores, os adesivos recortados manualmente exploram o exercício contínuo de lidar com formas e sobreposições”.
A Partitura do Jardim
Quando: 10 de março a 30 de abril de 2012
Onde: Espaço Cultural BTO1 e BTO2, Estação São Bento, Linha Azul do Metrô
Informações: www.marlitakeda.blogspot.com