7ª Exposição de Washi-ê e oficinas

São Paulo – 8 e 9 de outubro de 2016

A 7ª Exposição de Washi-ê acontece nos dias 8 e 9 de outubro no espaço do Nikkey Palace Hotel, localizado no bairro da Liberdade. Este ano, o evento traz uma novidade: a inclusão do Haicai entre as artes já presentes no evento.

Trata-se de uma forma poética de origem japonesa, sempre formada por 17 sílabas poéticas e traços específicos, por meio da qual o poeta capta um flagrante da natureza. Demarcado pela concisão e pela objetividade, o Haicai capta um momento da natureza ou o passar do tempo, de modo a materializá-lo.

“A partir da leitura de Haicais já consagrados, buscamos criar, reproduzir imagens que recriassem o universo observado nos restritos três versos dos Haicais”, explica a professora Luiza Okubo, organizadora do evento.

Segundo ela, trazer o Haicai para este evento, aproximando-o das demais manifestações artísticas da cultura japonesa, é uma forma de enriquecer o exercício com o Washi-ê e apresentar para mais pessoas um pouco dessas artes que raramente vêm a público.

“Escolhemos juntar a Tradição, a Arte e a Poesia, para revelar a cultura de um povo”, revela a professora.

Também estarão presentes técnicas como Kirigami (atelier Naomi Uezu), Oshiê (Miriam Oshiro), Sumi-ê (Jacyra Fujihara), Oshibana-ê (Alice Imai), Origami (Tereza Yamashita) e Cerâmica (Olga Ishida).

Paralelamente, acontecerão diversas oficinas, todas elas gratuitas, com vagas limitadas e abertas ao público, conforme a programação abaixo. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia, por ordem de chegada. É permitida a participação de crianças a partir de 7 anos de idade.

7ª Exposição de Washi-ê
Quando: 8 e 9 de outubro de 2016
Horário: das 10h às 18h
Onde: Nikkey Palace Hotel
Endereço: Rua Galvão Bueno, 425, Mezanino – Liberdade, São Paulo-SP
Mais informações: http://fjsp.org.br/agenda/exposicao-de-washi-e-e-oficinas-de-artes-japonesas-acontecem-em-outubro/