5º To-sa Matsuri
São Paulo – 20 e 21 de agosto de 2016
Com realização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi (Kochi Kenjinkai) e organização do Departamento de Jovens (Kochi Seinenbu-Bu), o 5º To-sa Matsuri – Festival da Cultura Brasil-Japão acontece nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo), no Parque Fernando Costa, também conhecido como Parque da Água Branca, em São Paulo.
O evento conta com muitas atrações culturais, barracas de artesanato, comidas típicas do Japão, em especial da província de Kochi, e de algumas regiões do Brasil.
Entre as atrações, destaque para as apresentações do dojo, do campeão mundial de Karatê Goju Ryu, Akira Saito.
Na área de shows, não faltarão atrações para os fãs de anime. Estão confirmadas as presenças da Banda Gaijin Sentai (sábado). Ainda nesse segmento, haverá o Concurso Cosplay, a área Cosplay Vip e a Parada Cosplay.
“Nosso objetivo é divulgar a cultura japonesa e entreter o público”, diz o presidente da Comissão Organizadora, Augusto Takeda. “A Parada Cosplay é aberta a todos, mesmo para quem não estiver inscrito no concurso”, lembra Takeda.
Preocupados em inovar sempre, os organizadores avisam que, neste ano, pela primeira vez, o concurso de cosplay do To-sa Matsuri servirá para a eliminatória nacional do campeonato mundial de cosplay, o CWM – Cosplay World Masters. O concurso será realizado no domingo, 21, das 16h30 às 18h00.
Outra atração programada para esta edição do To-Sa Matsuri é a Parada Taiko, apresentada com sucesso no Festival do Japão e na Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo.
A cerimônia de abertura do 5º To-sa Matsuri será às 15h do dia 20, no palco principal, com a presença do cônsul do Japão, dos vereadores Aurélio Nomura, Ushitaro Kamia, George Hato e Massataka Ota, dos deputados estaduais Helio Nishimoto e Jooji Hato e dos deputados federais Walter Ihoshi e Willian Woo.
Segundo o presidente da comissão organizadora, Augusto Takeda, a proposta do To-Sa Matsuri é mostrar que podemos fazer eventos iguais aos que existem no Japão, adaptando-os à cultura brasileira.
“O melhor é que é de graça e ao lado da estação Palmeiras/ Barra Funda do Metrô”, conta ele, que esteve no Japão como bolsista entre 2003 e 2004.
Para Takeda, apesar de o evento ainda estar engatinhando, o To-sa Matsuri conquista espaço a cada ano. Desde a 2ª edição, faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. A Lei nº 15.826, de 17/06/2013, é de autoria do vereador Aurélio Nomura.
Província de Kochi
Compreende a parte sul da ilha de Shikoku, de frente para o Oceano Pacífico. Possui o maior território e é a menos populosa das quatro províncias da ilha. A maior parte da província, cerca de 89% de seu território, é montanhosa. Apenas em algumas áreas, como ao redor da cidade de Kochi e Nakamura, há uma planície costeira.
Kochi é famosa por possuir alguns dos rios mais limpos do país, como os de Shimanto e o Yasudagawa. A região concentra grandes rios, como o de Shimanto, que corre na parte ocidental da província e desce do Monte Ishizuchi até a baía de Tosa, e o de Yoshino, que vem de fora da província e vai em direção a Tokushima.
5º To-sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão
Quando: 20 e 21 de agosto de 2016
Onde: Parque da Água Branca. São Paulo-SP
Mais informações: www.tosamarsuri.com.br