10º Nikkey Matsuri América Latina

São Paulo – 12 e 13 de março de 2016

Nikkey Matsuri acontece nos dias 12 e 13 de março de 2016

Nikkey Matsuri acontece nos dias 12 e 13 de março de 2016

O Nikkey Matsuri, tradicional festival de cultura japonesa organizado por oito entidades nikkeis da cidade de São Paulo, será realizado nos dias 12 e 13 de março próximo, no Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, ao lado da estação Palmeiras /Barra Funda, do metrô. Com isso, o evento passa a denominar-se “Nikkey Matsuri América Latina”.

Nesta edição, o festival Nikkey Matsuri América Latina tem como tema o “respeito”, que em japonês se pronuncia “sonkei”. “O objetivo é valorizar a cultura japonesa, as suas tradições e a interação do público com esse evento que, neste ano, completa uma década com muitas inovações”, afirma seu presidente, Toshiaki Tamae.

A entrada é gratuita e, na entrada, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

O evento Nikkey Matsuri, antes realizado no Clube-escola Jardim São Paulo, ao lado estação Ayrton Senna/ Jardim São Paulo, movimentava em média 30 mil visitantes nos dois dias de realização.

Atrações de palco e oficinas culturais

A programação inclui atrações como shows, teatro e danças. Neste ano, o festival contará, pela primeira vez, com a participação de grupos de danças de Peru e Chile.

Como nas edições anteriores, o Nikkey Matsuri América Latina terá exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

Na praça de alimentação, o destaque é a culinária japonesa com pratos como yakisoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza. E, nesta edição, o público terá a oportunidade de saborear iguarias dos países vizinhos.

Neste ano, também, o festival terá um estande da AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas. Um atrativo extra para quem gosta de flores e plantas.

Nikkey Matsuri América Latina

A partir de 2010, o Festival Nikkey Matsuri passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010), iniciativa do vereador Ushitaro Kamia.

Em 2011, o Nikkey Matsuri passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

10º Nikkey Matsuri América Latina

Quando: 12 e 13 de março de 2016, das 10 às 20 horas.
Onde: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras / Barra Funda do metrô (a melhor opção de transporte)
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP
Mais informações: www.nikkeyweb.com.br/sites/nikkeymatsuri/

Entidades promotoras:
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Instituto Hei Sei e Instituto Gabi.
Apoio:

    Governo do Estado de São Paulo
    – Secretaria de Estado da Cultura
    Prefeitura da Cidade de São Paulo
    – SPTuris – São Paulo Turismo
    Consulado Geral do Japão
    Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
    União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
    Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
    Instituto Nikkeyweb
    TV Minuto