A nova edição do livro Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão
Divulgação – FX/DisneyA Editora JBC, pertencente ao Grupo Companhia das Letras, anuncia o lançamento de uma nova versão do livro Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão em 2025. O livro de ficção histórica é baseado em fatos reais e revive momentos marcantes da história do Japão Feudal do século XVII. Escrito em 1975 pelo australiano James Clavell, o romance se passa em 1600, pouco antes da famosa Batalha de Sekigahara, que se tornou um marco da história do Japão com a ascensão do daimyo Yoshii Toranaga (inspirado em Tokugawa Ieyasu) até se tornar Shōgun.
O anúncio foi feito pelas redes sociais da Editora JBC (@editorajbc) celebrando o sucesso da série produzida pela Disney/FX. A história que narra a chegada do primeiro inglês ao Japão foi a grande vencedora do Emmy, o Oscar da televisão Americana, conquistando 18 prêmios na edição de 2024, incluindo Melhor Série Dramática, Melhor Ator em Série Dramática (Hiroyuki Sanada) e Melhor Atriz em Série Dramática (Anna Sawai). O sucesso de crítica e público garantiu à produção mais duas temporadas, que darão continuidade à dinastia de Toranaga.
Essa não foi a primeira vez que a obra de James Clavell foi adaptada para a TV. Em 1980, Shōgun ganhou uma aclamada minissérie estrelada por Toshiro Mifune e Richard Chamberlain, exibida no Brasil pela Globo. Publicada na Inglaterra pela editora Hodder & Stoughton, e nos Estados Unidos pela Delacorte Press, a Saga Asiática de James Clavell é um dos grandes best-sellers de todos os tempos e retorna ao Brasil em uma nova edição pela Editora JBC.
A história
Escrito em 1975, Shōgun é uma fascinante saga sobre o universo mítico dos samurais e das gueixas, numa trama ágil que une política, religião, guerra, romance e choque entre culturas. Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações mercantis e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do navegador inglês John Blackthorne, que, depois de quase dois anos a bordo do navio Erasmus, chega na costa do Japão.
O arquipélago estava dividido por conta da disputa pela posição de Shōgun, a mais importante autoridade militar do país. Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, passando a fazer parte de um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época: daimios, samurais, jesuítas portugueses e comerciantes espanhois.
Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko. Casada com um dos mais crueis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos. Tentando manter-se vivo, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com a abertura ao mundo ocidental de seus portos.
Autoria
James Clavell (1921-1994) foi escritor, produtor e diretor de cinema. Nascido na Austrália e educado na Inglaterra, o autor serviu na Real Artilharia Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Foi capturado na Ilha de Java e levado para o campo de prisioneiros de Changi – episódio esse que influenciou toda a sua obra. Ficou conhecido pela rica pesquisa histórica que trazia para seus livros e pela sua habilidade em recriar narrativas e personagens.
Participou de clássicos do cinema como Ao Mestre com Carinho, de 1967, com Sidney Poitier, e A Mosca da Cabeça Branca, lançado em 1958 e estrelado por Vincent Price, e que foi refilmado em 1986 como A Mosca, de David Cronenberg, com Jeff Goldblum e Geena Davis no elenco.
Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão
Autor: James Clavell
Gênero: Romance, ficção histórica
Volume: Único
Capa: Em produção
Previsão de lançamento: 2025
Editora: JBC