Cultura japonesa é tema de evento da Universidade de São Paulo

A I Semana de Cultura Japonesa da USP acontece de 15 a 19 de agosto de 2022, e é realizada pelo Centro de Estudos Japoneses (Cejap) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. O evento será realizado majoritariamente de forma presencial, com atividades na Casa de Cultura Japonesa, localizada na Cidade Universitária.

A programação inclui palestras sobre estudos japoneses e concessão de bolsas; apresentações de música e de karatê; e oficinas de caligrafia, Zen Budismo, mangá, karuta, Ikebana e Cerimônia do Chá.

Todas as atividades da Semana são abertas a todos os interessados e oferecem uma oportunidade tanto para quem já é amante da cultura japonesa quanto para os que ainda não conhecem esse universo de perto.

Durante a Semana, também haverá uma feira de livros com títulos relacionados ao Japão.

A iniciativa é dos professores que compõem a área de japonês do curso de Letras (FFLCH-USP) e conta com o apoio do Departamento de Letras Orientais (FFLCH-USP), do Consulado-Geral do Japão e da Fundação Japão.

Confira a programação completa da I Semana de Cultura Japonesa da USP.

Japão na FFLCH

A Área de Língua e Literatura Japonesa foi criada em 1963 pelo professor Teiiti Suzuki, com o objetivo de formar professores e pesquisadores de Língua e Literatura Japonesas, foi o primeiro curso de Letras Japonês no Brasil, sendo uma das 16 habilitações do curso de Letras da FFLCH. E, atualmente, é o único curso da América Latina a oferecer disciplinas de língua e literatura japonesa clássicas e é, também, o único que possui o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesas.

O Centro de Estudos Japoneses da USP (Cejap) foi fundado pelo mesmo professor em 1968, como uma entidade auxiliar ao Curso de Língua e Literatura Japonesa, da outrora Seção de Estudos Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCL) da USP. Com as mudanças administrativas na universidade ao longo dos anos, o Centro está vinculado ao Departamento de Letras Orientais (DLO), desde 2000.

O Cejap constitui-se como centro complementar da área de Língua e Literatura Japonesa do DLO e tem o papel de fornecer apoio logístico para o Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, no desenvolvimento de suas atividades de docência e pesquisa.

Na sede localizada na Casa de Cultura Japonesa, construída e inaugurada em 1976 pela Aliança Cultural Brasil-Japão e que passou a ser administrada pela FFLCH a partir de novembro de 2004, o Centro dispõe de gabinetes para todos os docentes efetivos, além da sala de apoio aos docentes colaboradores; a sala de cerimônia do chá; a sala multimídia, que teve apoio financeiro da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, do governo japonês, e da Fundação Kunito Miyasaka; a Biblioteca Teiiti Suzuki, que conta com o maior acervo da América do Sul de obras relacionadas com o Japão.

I Semana de Cultura Japonesa da USP

Quando: 15 a 19 de agosto de 2022
Onde: Casa de Cultura Japonesa
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Cidade Universitária, São Paulo-SP
Mais informações: cejap.fflch.usp.br/i-semana-da-cultura-japonesa-da-usp