Fundação Japão promove atividades virtuais

site fundação japão são paulo

Durante o isolamento social, e com o cancelamento de eventos, a Fundação Japão São Paulo encontrou nas plataformas digitais um caminho para continuar em contato com o público. Por isso, tanto as redes sociais quanto o site da Fundação continuam compartilhando informações relacionadas aos três pilares da Fundação Japão: arte e cultura, língua japonesa e estudos japoneses.

A proposta é continuar levando um pouquinho do Japão, de formas diferentes, para todos. Além dos projetos online, a Fundação Japão São Paulo já está planejando eventos para a pós-pandemia.

Confira, a seguir, as atividades e veja como participar.

Projeto Todos Juntos

Personalidades brasileiras e japonesas enviam à Fundação Japão mensagens de apoio à população com vídeo-mensagens periódicas ao longo desta quarentena, com o objetivo de tranquilizar e trazer esperança à população brasileira, que vive momentos difíceis na pandemia da Covid-19.

Concurso cultural de fotografia

O concurso é no Instagram e os participantes poderão participar com quantas fotos desejarem compartilhando fotos dos eventos promovidos pela Fundação Japão. As cinco fotos premiadas ilustrarão cartões postais exclusivos. Para concorrer, basta publicar uma foto de sua autoria no Instagram, em conta pessoal de perfil aberto e incluir no post a #EuNaFJSP, o nome ou descrição do evento, local (cidade e estado) e a data em que foi tirada. As fotos devem ser postadas até 20 de junho de 2020.

MOOSIC LAB x Japanese Film Festival

Estão disponíveis online, 12 filmes independentes criados por jovens diretores japoneses, em um projeto denominado Japanese Film Festival Online (JFF Online). Trata-se de uma iniciativa da Fundação Japão para promover filmes japoneses no exterior. Os filmes podem ser acessados de forma gratuita até 5 de junho.

Kamishibai, a arte japonesa de contar histórias

O kamishibai, literalmente “teatro de papel”, é uma arte japonesa de contação de histórias, que utiliza desenhos. Serão apresentado no site, três trabalhos de kamishibai contados em português.

Prêmio levou brasileiro ao Japão em 2019

A 13ª edição do Prêmio Internacional de Mangá teve um sabor todo especial para Guilherme Petreca. O brasileiro, de 29 anos, teve seu mangá Ye, publicado pela editora Veneta, contemplado com o Silver Award. Os detalhes dessa viagem estão compartilhados no site da fundação.

Projeto de Resenhas Críticas em Estudos Japoneses

Em parceria com o Grupo de Estudos sobre Ásia (Geasia) do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP) e coordenação do Prof. Dr. Alexandre Ratsuo Uehara, apresenta o Projeto de Resenhas Críticas em Estudos Japoneses.

Uma verdadeira viagem no tempo e espaço através do filme

“Asian Three-Fold Mirror 2016: Reflections”, produzido coletivamente por três diretores asiáticos, estará disponível até 30 de junho, como uma forma de incentivar os admiradores da cultura japonesa a ficarem em casa e se manterem seguros.

Livros Marugoto online até 30 de junho

A editora Sanshusha disponibilizou os livros do nível Introdutório (A1) até o Pré-Intermediário (A2/B1) gratuitamente.

JAPÃO DIGlTAL – Projeção Mapeada no Pavilhão Japonês

Evento que uniu tradição e tecnologia no Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera, em março passado. Projeto em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). O material do evento pode ser visitado direto no site.

Destaques da biblioteca

Apesar de estar fechada, a Biblioteca da Fundação Japão, ganhou uma nova seção no site, que apresentará periodicamente materiais do acervo.

.: Site da Fundação Japão São Paulo: fjsp.org.br