Receita: futomaki
A receita de futomaki é uma das clássicas bastante populares festividades e encontros familiares. Por ser envolto em alga, este tipo de sushi pode ser comido com as mãos e não precisa de prato ou outros temperos. Por isso, é uma ótima alternativa para levar em piqueniques e eventos externos.
O futomaki é a versão grossa do sushi enrolado (a versão fina é chamada de hossomaki) com recheios diversos, que são embalados com arroz e nori e, posteriormente fatiados. As opções de recheio podem ser diversas como, por exemplo, horenso, ovo, atum, shiitake, kanpyo (abóbora cabaça desidratada) e camarão. Como os ingredientes já estão temperados, não é preciso acrescentar shoyu na hora de comer, até porque isso faz com que os grãos de arroz se soltem e todo o bolinho se desfaça.
A dica é pressionar a esteira, na hora de enrolar, apenas o suficiente para moldar o sushi e garantir que os grãos de arroz fiquem unidos, sem esmagá-los.
Rendimento: 10 unidades
Ingredientes
- 250 g de shari (arroz temperado com vinagre próprio para sushi)
- 1 folha de nori (alga marinha desidratada)
- 30 g de kampyo (abóbora-d’água desidratada) depois de cozidas
- Camarão cozido (opcional)
- 1 pepino japonês
- Soboro (peixe em pó usado para decoração) a gosto
- Gergelim a gosto
- Tamagoyaki (omelete japonesa). Dois ovos são proporcionais a 1 futomaki
- Makisu (esteira para enrolar sushi)
Ingredientes do tamagoyaki
- 8 ovos (para 8 rolos de futomaki)
- ½ colher de sopa de glutamato monossódico
- ½ colher de sopa de sal
- 5 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de sopa de Hondashi
- 2 colheres de sopa de mirin
- 80 mL de água
Preparo da receita de futomaki
- Coloque uma folha de alga inteira sobre a esteira.
- Espalhe uma camada de aproximadamente 1 cm de shari por toda a extensão da alga, deixando livres somente as extremidades superior e a inferior.
- Espalhe o gergelim sobre o shari.
- Coloque todos os ingredientes do recheio lado a lado no sentido horizontal sobre o shari, de forma que as cores se misturem.
- Enrolar com cuidado, pressionando os ingredientes e o arroz, e deixar descansar por 1 ou 2 minutos. Para que a alga cole, feche depois de umedecê-la.
- Depois, cortar em oito ou dez pedaços.
Preparo do tamagoyaki
- Bata bem os ovos e acrescente os demais ingredientes.
- Misture bem, até o açúcar dissolver.
- Passe por uma peneira e reserve na geladeira por 2 horas.
- Unte e pré-aqueça a frigideira quadrada por igual, para que a omelete não grude. Uma boa técnica é preencher o recipiente com óleo e aquecer em fogo baixo. Depois de estar aquecida uniformemente, retire o óleo, e ela está pronta para receber a mistura.
- Despeje a quantidade suficiente para cobrir toda a superfície com uma fina camada. Quando ela estiver endurecendo, dobre um terço sobre a parte restante e termine de dobrar.
- Leve até a extremidade inicial, despeje mais uma camada e repita a operação, de modo a envolver a primeira camada já dobrada. O retângulo de omelete deve ir engrossando até adquirir cerca de 3 cm de altura.
Veja como enrolar o futomaki
Receita originalmente publicada no site Made in Japan.