Sukiyaki do Bem 2019 reúne cerâmica e alta gastronomia em mais uma noite beneficente

sukiyaki do bem 2019

Cerâmicas de Hideko Honma para o Sukiyaki do Bem de 2019

O jantar beneficente Sukiyaki do Bem chega à 13ª edição neste ano, consolidando-se como um evento muito aguardado por quem aprecia gastronomia e a arte cerâmica. Neste evento, realizado anualmente pela ceramista Hideko Honma, seis renomados chefs elaboram receitas exclusivas para a ocasião, servidas em tigelas e pratos também confeccionados especialmente para esse momento. O jantar acontecerá no dia 13 de setembro, às 20h, no hotel Tivoli Moffarej, em São Paulo.

O lucro líquido do evento, obtido com a venda dos convites para cerca de 350 pessoas, será destinado novamente a instituições de assistência social.

Para este ano, estão confirmadas as participações dos chefs André Saburó, do premiado Taberna Japonesa Quina do Futuro, de Recife; Leo Young, do Tatá Sushi, de São Paulo, e vencedor do Masterchef Brasil em 2016; Rodrigo Martins, chef e consultor; Viko Tangoda, do Buffet Viko Tangoda; William Ribeiro, que comanda o restaurante Seen, do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo; e Cesar Yukio, chef pâtissier.

Cada chef seleciona uma peça de Hideko Honma para servir seus pratos no jantar, criando-se, dessa forma, uma combinação única entre a beleza da cerâmica e da gastronomia, que é um dos motivos do sucesso desse evento.

Quanto às bebidas, a harmonização ficará novamente por conta das sommelières Carolina Oda e Yasmin Yonashiro.

Assista a um teaser do Sukiyaki do Bem 2019

Duas artes em harmonia

O projeto Sukiyaki do Bem teve início em 2007, quando Hideko Honma convidou alguns chefs a fazerem releituras desse tradicional prato japonês. Um dos objetivos era mostrar a relação umbilical que existe entre a cerâmica e a gastronomia. Hoje, já não há a preocupação em seguir o formato original do sukiyaki, e os chefs criam livremente suas receitas. Mas, foi mantida a ideia de um momento especial para ser aproveitado por familiares e amigos, em prol de uma causa.

Além do jantar em si, o evento também conta com apresentações culturais e artísticas. Para este ano, já estão confirmadas as participações do mestre ilusionista Issao Imamura, da cantora japonesa Mariko Nakahira e dançarina de butoh Emilie Sugai. Ao final do jantar, os convidados levam para casa, como lembrança, duas peças de cerâmica: uma produzida por Hideko e outra produzida pelos seus alunos, que expõem seus trabalhos no início do evento.

O convite para o Sukiyaki do Bem custa R$ 600 por pessoa, e pode ser comprado no ateliê da ceramista e na Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono, em São Paulo. As entidades que receberão a doação desta edição do evento serão a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono (ikoinosono.org.br) e a Associação Travessia – Núcleo de pedagogia Waldorf Especial (associacaotravessia.org.br).

Sukiyaki do Bem

A equipe do Sukiyaki do Bem de 2019

Os chefs do Sukiyaki do Bem 2019

André Saburó é chef do premiado Taberna Japonesa Quina do Futuro, de Recife. Ele comanda mais três casas na capital pernambucana: Sumô, Sushi Yoshi e Tokyo’s Café. É conhecido pela sua alta técnica em extrair o melhor do atum. Foi eleito o melhor chef do ano pela Prêmio Revista Prazeres da Mesa 2018 e melhor sushiman pela mesma revista em 2019. Já foi aclamado duas vezes como o melhor chef do ano pela revista Veja Recife.

Cesar Yukio é mestre pâtissier e assina o cardápio de sobremesas do Alma Chef (Belo Horizonte), Empório Fribal (São Luís) e Vinya Café (Manaus). Recentemente tornou-se também chef pâtissier do restaurante Aizomê, em São Paulo. Trabalhou ao lado de grandes chefs, como Alex Atala, Erick Jacquin e Helena Rizzo. Ministra aulas de confeitaria no país e no exterior. Participa do Projeto Superação, que usa a gastronomia como terapia ocupacional para portadores de deficiência física e intelectual. (leia a entrevista aqui)

Leo Young chegou a atuar no mercado financeiro e nos negócios da família, até decidir se dedicar à gastronomia, sua paixão desde que fizera uma viagem pela Ásia, aos 20 anos. Em 2106, venceu a terceira edição do programa MasterChef Brasil. Atualmente é chef executivo do Tatá Sushi, em São Paulo, onde serve um mix de receitas autorais e contemporâneas, além de pratos mais tradicionais.

Rodrigo Martins, chef e consultor, considerado um artesão da gastronomia brasileira, formou-se em 1995 pela The Culinary Institute of America e Senac Águas de São Pedro. Em 1997 e 2003 integrou o time do Brasil no Bocuse D’Or, importante torneio gastronômico realizado em Lyon, na França, conquistando o décimo lugar, ainda hoje o melhor posicionamento de um brasileiro na competição. Discípulo do mestre Laurent Suaudeau, realiza consultorias gastronômicas no Brasil e no exterior.

Viko Tangoda está à frente do Buffet que leva o seu nome. Realiza eventos pelo Brasil, incluindo banquetes servidos no Camarote da Brahma, no Carnaval do Rio de Janeiro, e algumas áreas VIPs do Grande Prêmio da Fórmula 1, em São Paulo. Foi duas vezes eleito “Banqueteiro do Ano” pela revista Prazeres da Mesa. Nas festas realizadas pelo chef, os pratos refletem um pouco da personalidade do cliente, sejam eles pessoas ou empresas. É dele a rotisserie São Galdinho Deli Gourmet.

William Ribeiro é chef especializado em culinária brasileira. Já assinou o cardápio do premiado Bossa, um dos poucos que conquistou as cinco estrelas máximas de Comer e Beber Veja São Paulo. Hoje comanda o restaurante Seen, instalado na cobertura do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

As Sommelières do Sukiyaki do Bem 2019

Carolina Oda, formada em gastronomia pelo Senac – Campus Águas de São Pedro em 2007, é sommelière, jurada nos programas “Sabor em Jogo”, transmitido pela GNT, e “Academia da Boa”, na Band RJ. É também professora e consultora de gestão de atendimento e bebidas.

Yasmin Yonashiro é sommelière de saquê e consultora para vários restaurantes japoneses e da importadora Kittobras do sake Hakutsuru. Não só atua na área de bebidas, mas também em serviço de atendimento de sala, estruturação operacional e omotenashi (o conceito japonês de hospitalidade e atendimento). É sócia da GÀZ Sake, marca de saquê gaseificado com fruta de verdade.

Outras edições do Sukiyaki do Bem

Os Artistas do Sukiyaki do Bem 2019

Emilie Sugai, dançarina de butoh e performer, desenvolve uma linguagem própria e singular, em criações solos e em grupos, fruto de suas inquietações artísticas, geradas das influências recebidas de seu mestre Takao Kusuno, das pesquisas relacionadas às memórias do corpo, da ancestralidade e de colaborações com artistas da dança, teatro, cinema e da vídeoarte. (leia sobre butoh na Made in Japan)

Issao Imamura iniciou sua carreira como ilusionista em 1993, quando fez a materialização ilusionista de um caminhão de 4 metros de altura e 7 toneladas. Foi o primeiro a diferenciar o termo “mágica” do termo “ilusionismo”. Ao longo da carreira realizou números com jet-ski, motocicleta, automóvel de luxo, helicóptero e avião, entre outros.

Mariko Nakahira é cantora japonesa e vem com frequência ao Brasil, apresentando-se principalmente em festas e eventos beneficentes da comunidade nipo-brasileira. Mariko iniciou sua carreira em 1975, após vencer dois importantes concursos para talentos musicais no Japão.

SUKIYAKI DO BEM 2019

Quando: 13 de setembro de 2019, às 20h
Onde: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1437, São Paulo-SP
Quanto: R$ 600 por pessoa
Os convites estarão à venda, em São Paulo nos seguintes locais:

  • Atelier Hideko Honma
  • Av. Jacutinga, 434, Moema.
    De segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 17h.
    Tel (11) 5042-4450 | 5042-4459
    contato@hidekohonma.com.br

  • Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono
  • Rua São Joaquim, 381, 4º andar, sala 42, Liberdade.
    De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
    Tel: (11) 3208-7248 | 3209-0215
    administracao@ikoinosono.org.br

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.