Japão será o país homenageado da Bienal Internacional do Livro Rio em 2019

Japão Bienal do Livro RioA Bienal Internacional do Livro Rio vai homenagear o Japão em 2019, promovendo uma programação voltada à apresentação da cultura japonesa. Em conjunto com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Pavilhão 4 contará com oficinas culturais e palestras temáticas. Além disso, o evento, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro, contará com a participação de uma delegação de autores japoneses na programação oficial do evento para apresentar ao público a rica literatura japonesa.

O visitante terá ainda a oportunidade de se aproximar de outros elementos da cultura nipônica, além de conhecer um pouco mais sobre mangás e games, narrativas que comprovam a multiplicidade que já se encontra habitualmente na Bienal.

O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Brasil-Japão e a Fundação Japão, mostra em seu estande um panorama diverso, passeando por tradição e modernidade deste país que, apesar de sua distância geográfica, é tão próximo ao Brasil. A exposição itinerante “O Poder do Shojo Mangá” apresenta reproduções de desenhos produzidos especialmente para mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60. A mostra já participou de mais de 50 eventos, sobretudo na América do Norte e Ásia, buscando difundir a arte do shojo mangá, gênero dedicado ao público feminino. Haverá também uma área com tatame, para ler os livros e mangás disponíveis para apreciação.

Bienal do Livro no Rio

Consagrada no calendário oficial da cidade, a Bienal do Rio chega à 19ª edição repleta de novidades, já notadas na chegada pelo Pavilhão das Artes, que hoje abriga a maior exposição permanente indoor de arte de rua da América Latina.

Um espaço dedicado à filosofia e negócios, reunindo tudo sobre a nova literatura voltada para melhorar a qualidade de vida, e uma área para as pequenas editoras são novas propostas apresentadas pela organização. O Fórum de Educação, com programação voltada para educadores e professores, será ampliado, apresentando a grande diversidade de possibilidades que envolvem a educação e os temas relacionados.

.: Autores japoneses na Bienal Internacional do Livro no Rio

Bienal Internacional do Livro Rio em 2019

Quando: 30 de agosto a 8 de setembro de 2019
Onde: Riocentro
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro-RJ
Mais informações: www.bienaldolivro.com.br

Você pode se interessar também por...