Receita: Anmitsu, a sobremesa refrescante

É sabido que a culinária japonesa valoriza o sabor dos alimentos e o aspecto visual. Com os doces, não é diferente. Em geral, eles possuem um adocicado leve, que nem de longe lembra as guloseimas ocidentais. Mas nem por isso são menos saborosos. Um dos doces japoneses mais apreciados nos restaurantes do arquipélago, e também no Brasil, é o anmitsu, uma sobremesa gelada feita à base de anko, pasta cremosa de azuki, o feijão japonês.

Feijão de grãos menores que os convencionais e de cor marrom-avermelhada, o azuki é um ingrediente básico de grande parte dos doces nipônicos. A variação está na forma: ele pode ser mais consistente e duro ou mais mole. Nesse último caso, é chamado de anko (publicamos outra receita aqui também) e costuma ser utilizado em recheios de manjus e anmotis, bolinhos à base de farinha de trigo e arroz.

Para preparar o anmitsu, utiliza-se o anko com bastante cuidado para que não fique muito doce. Os outros ingredientes, como sorvete, salada de frutas e o kanten, uma gelatina japonesa à base de algas marinhas, podem obedecer ao gosto pessoal.

O modo de preparar o anko é semelhante ao de um feijão comum. Deve-se cozinhar os grãos com água, até que amoleçam. À medida que a água vai secando, adiciona-se mais água, até que os grãos se derretam e a mistura vire uma pasta. Esse processo demora cerca de uma hora e meia. Por isso, é aconselhável que se prepare o anko com um dia de antecedência.

O azuki surgiu na Ásia e ganhou o mundo graças ao sucesso da alimentação macrobiótica, que dá grande importância a esse tipo de feijão devido a seus efeitos depurativos no organismo. No Japão, além de ser utilizado em pastas doces e ser preparado com legumes, o azuki é transformado em farinha para bolos.

Ingredientes

Anko

  • ½ kg de azuki (feijão japonês)
  • 5 a 6 colheres de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 litro de água

Kanten (gelatina japonesa)

  • 1 pacote de 10g de gelatina de alga em pó
  • 2 ½ copos americanos de água fria
  • Sorvete e salada de frutas a gosto

Modo de preparo

  1. Faça o anko um dia antes. Coloque o azuki e a água em uma panela e deixe cozinhar. Quando a água começar a secar, acrescente mais água quente, até que o feijão amoleça.
  2. Acrescente o açúcar, o sal e mexa. Se for necessário, acrescente mais água quente. Vá mexendo até que o feijão desgrude da panela. Esse processo demora cerca de 1 hora.

Kanten

  1. Coloque a gelatina e a água em uma panela e cozinhe, até que levante fervura e fique cremoso.
  2. Coloque a gelatina em um recipiente quadrado, para facilitar o corte. Não precisa levar à geladeira.
  3. Depois de frio, corte a gelatina em cubinhos.

Montagem

  1. Coloque uma bola de anko e uma de sorvete em uma taça e acrescente a salada de frutas e o kanten em volta.

Conheça o kanten e outras algas marinhas
Receita originalmente publicada no site Made in Japan.
*(foto apenas ilustrativa)

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.