Alimentando a alma pela TV
Pelo horário de funcionamento, é possível imaginar o perfil da clientela: assalariados que perderam o trem, profissionais da noite, gente desiludida vagando pela noite, marginais e perdidos na vida. A novela é uma pequena radiografia das amarguras urbanas, regado a comida afetuosa. Resta-nos esperar pelos outros vinte capítulos ainda não liberados para a Netflix.
A outra série que a Netflix lançou em março de 2017 é também um live action baseado no original em mangá, criado por Kusumi Masayuki e Tsuchiyama Shigeru. Samurai Gourmet (Nobushi no Gurume).Com doze episódios, a série narra a vida de um aposentado que, em seus dias de tédio, descobre que um de seus poucos prazeres pode ser a liberdade de escolher onde e o que comer e beber na hora que desejar.
Nessa busca, surge outro personagem, um alter-ego que transforma o aposentado em um samurai armado e vestido com armadura. Takenaka Naoto (que atuou em Shall We Dance?) interpreta o aposentado.
Nas duas séries, uma mesma mensagem pode ser captada: o ato de comer vai muito além de uma simples alimentação. Comer é um diálogo com a própria alma, a sua consciência e sua história. A comida tem o poder de unir pessoas, promover esperanças, restabelecer o prazer pelas coisas do cotidiano. Enfim, uma celebração de vida.
Leia mais sobre comida em quadrinhos aqui
Série: Samurai Gourmet