Ninjas na Comic Con Experience 2016
Os ninjas japoneses Akihiko Tsunoda, Keisuke Hagiwara, Hirokazu Okazawa vieram para o Brasil a convite da Fundação Japão em São Paulo e mostraram as técnicas de defesa e os instrumentos mais usados pelos ninjas tradicionais da região de Iga.
Tsunoda contou que já participaram de eventos em diversos países como Itália, Rússia e Malásia para apresentar a arte do ninjutsu. Esta foi a segunda vez que estiveram em São Paulo (a primeira foi em 2015, para o Festival do Japão) e atraíram os olhares e a participação do público geek.
Com uma performance repleta de movimentos técnicos e rápidos, os integrantes do grupo mostraram habilidades únicas que só se alcança com muito treinamento. “Para chegar aqui, aprendemos diversas técnicas e é um caminho árduo na constante busca pelo aperfeiçoamento de cada uma delas” explicou Tsunoda.
O estilo Iga, da província de Mie, pode ser aprendido em centros de treinamento espalhados pelo Japão. A sub sede fica em Tokyo e também aceita estrangeiros, desde que saibam falar japonês fluentemente.
“Quando eu era criança, queria ser ninja porque era influenciado por mangás e animes. Depois, aprendi que ser ninja não era só aprender habilidades corporais”, disse Tsunoda ao explicar que:
“Ser ninja também inclui aprender ensinamentos de código de conduta”
Após cada apresentação, os ninjas japoneses abriram espaço para que a plateia pudesse testar suas habilidades com o shuriken e a zarabatana (fukiya).
Saiba mais
.: Site Iga Ninja Ashura: worsal.com/ninja (em japonês)
.: Museu Ninja de Igaryu: www.iganinja.jp (em japonês)
.: Made in Japan: Qual é a diferença entre ninjas e samurais?