Desfile Akiba Cosplay 2016

Fotos: Nikko Fotografia

Participantes do Desfile Akiba Cosplay 2016

Durante o 19º Festival do Japão em São Paulo, foi organizado o Desfile Akiba Cosplay e contou com a participação de fãs da cultura pop japonesa que têm como hobby a arte do cosplay (abreviação para “costume play”).

Com uma plateia animada e recepcionada pelo apresentador Kendi Yamai, o desfile aconteceu no palco principal, encerrando o evento no dia 10 de julho de 2016.

A competição tinha uma proposta inclusiva para que cosplayers de todos os tipos e origens pudessem participar. Todos tiveram a chance de subir no palco e incorporar seus personagens, fazendo poses ou movimentos característicos.

Fotos: Nikko Fotografia

Avaliação dos jurados na green room


Fotos: Nikko Fotografia

Kendi Yamai conduziu o desfile e recebeu os participantes no palco

Seguindo referências das principais competições de cosplay do mundo, a avaliação do Desfile Akiba Cosplay começou na sala de avaliação (“green room”), onde os jurados avaliaram os detalhes das caracterizações e conversaram com os cosplayers sobre o processo de criação das fantasias.

O corpo de jurados foi composto por um “dream team” com campeões brasileiros e mundiais.

A disputa foi acirrada, valendo mais de R$ 3.500 em prêmios, incluindo diárias em hotéis, games, vales-compras da Comix e outros parceiros, cosméticos, assinatura de mangás da Editora JBC, entre outros.

Os vencedores

No total, foram 58 inscritos para o desfile que elegeu os melhores cosplayers em quatro categorias: Grand Champion, Best Look-Alike, Best in Character e People’s Choice. Os participantes foram avaliados nos requisitos de desenvoltura no palco e similaridade da fantasia com o personagem proposto. Veja, a seguir, os premiados em cada categoria.

  • Cosplay Destaque “BEST LOOK-ALIKE”
  • O prêmio de Cosplay Destaque ficou com Renato Kumaichi como Samurai X.

    Fotos: Nikko Fotografia

    Cosplay Destaque

  • Melhor Personificação “BEST IN CHARACTER”
  • Thamara Thomé Ramos, caracterizada como princesa Tutu levou o prêmio de Melhor Personificação.
    Fotos: Nikko Fotografia

  • Escolha do Público “PEOPLES’S CHOICE”
  • Samira com a participação especial de seu pai levou o Prêmio Escolha do Público.
    Fotos: Nikko Fotografia

  • Troféu Akiba Cosplay “GRAND CHAMPION”
  • E prêmio principal, o Troféu Grand Champion Akiba Cosplay, ficou com Débora Fuzeti, com o cosplay de Morgana, de League of Legends.
    Fotos: Nikko Fotografia

Clique na miniatura para visualizar a imagem completa