O que o seu sangue diz sobre você?

Nova340836
Por ser detalhista e meticuloso, tem bom desempenho em funções que exigem atenção e concentração em detalhes, como o serviço de inspeção. Engana-se quem pensa que as características descritas acima são de algum signo do zodíaco. Elas se encaixam no perfil de, acredite, quem integra o grupo sanguíneo do tipo A.

No Japão é comum as pessoas saberem seu tipo de sangue. A pergunta “qual é o seu tipo sanguíneo” é frequente em rodas de amigos, colegas de trabalho, na hora da paquera e até nos negócios. Para se ter uma ideia da popularidade do horóscopo do sangue, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Titsumeikan, de Kyoto, revelou que 80% dos japoneses adultos acreditam nele.

As características do sangue podem dizer muito sobre personalidade, afinidade e atividade que encaixam-se melhor em seu perfil. Pessoas do tipo B, por exemplo, tendem a valorizar a própria independência, o que propicia conflitos com superiores no trabalho, se a impulsividade não for controlada. Nesse caso, conhecer essa faceta da personalidade pode ajudar a pessoa de sangue tipo B a ficar longe de atritos.

O senso de equilíbrio e justiça dos tipo AB, por sua vez, fazem deles ótimos intermediadores. Quem carrega esse sangue, portanto, pode considerar o cargo de tantousha (encarregado da empreiteira). Já os indivíduos de sangue O são líderes natos. Capazes de resolver problemas e delegar tarefas com eficiência, têm de tomar cuidado, apenas, com o excesso de competitividade.

Os japoneses se interessam e levam tão a sério o assunto que até personagens de mangá têm tipos sanguíneos definidos. O tipo de sangue não determina de forma absoluta sua maneira de ver o mundo. Uma pessoa do tipo A, por exemplo, apesar de não apresentar naturalmente a característica da liderança, pode aprender a desenvolvê-la. Para isso, saber seus pontos fortes e fraquezas ajuda bastante.

Conheça, a seguir, as qualidades de cada tipo sanguíneo e entenda melhor sua personalidade.

Os famosos e seus tipos sanguíneos

Algumas características dos quatro tipos sanguíneos

Tipo A

Perfeccionistas, detalhistas, meticulosos, reservados e seguidores do lema oito ou oitenta. Ou fazem as coisas direito ou não fazem nada. Extremamente preocupados, gostam de ajudar. São indecisos e cautelosos.

Cantora Ayumi Hamasaki

A cantora Ayumi Hamasaki tem sangue tipo A

Sensíveis, costumam ser muito apreensivos com o ambiente ao redor e em relação aos sentimentos alheios. Perfeccionistas, têm bom desempenho em tarefas que exigem atenção e foco em detalhes. Não apreciam mudanças e surpresas, o que pode conferir-lhes estabilidade no trabalho. São modestos e não gostam de exageros.

  • Ayumi Hamasaki (cantora)
  • Angela Chang (atriz)
  • Ken Hirai (cantor)
  • Britney Spears (cantora)
  • Ishida Yoko (cantora)
  • Iida Kaori (cantora)
  • Hello Kitty (personagem infantil)

Tipo B

Voltados aos próprios sentimentos, têm grande potencial de concentração quando se refere a assuntos de que gostam. Mas nos temas em que não têm interesse, são distraídos. Otimistas, são também sensíveis e amorosos.

Ex-primeiro ministro Junichiro Koizumi

O ex-primeiro ministro Junichiro Koizumi tem sangue tipo B

Pessoas desse grupo sanguíneo não gostam de ser controladas e prezam sua liberdade, o que pode, eventualmente, causar problemas no ambiente profissional. Pouco organizadas, também não gostam de seguir regras sociais. Intelectuais, adoram questionar, pesquisar e buscar novas respostas para suas dúvidas.

  • Takanohana (sumotori)
  • Jack Nicholson (ator)
  • Musashimaru (sumotori)
  • Junichiro Koizumi (ex-primeiro ministro japonês)
  • Akira Kurosawa (cineasta)
  • Leonardo Di Caprio (ator)
  • Paul McCartney (músico)

Tipo AB

Por reunir material de tipos sanguíneos de características extremamente contrastantes, têm um grande senso de equilíbrio e uma visão objetiva dos assuntos, na maioria das vezes. Racionais e organizadas, executam várias coisas ao mesmo tempo.

Cantora coreana BoA

A cantora BoA tem sangue tipo AB

Diplomáticas, transitam com tranquilidade entre outros tipos sanguíneos, sempre evitando brigas e discussões. Para tanto, agem com justiça, equilíbrio e honestidade. Apesar de serem guiadas pela razão, conseguem rapidamente captar o caráter das pessoas. Essas características fazem deles bons líderes de linha ou tantoushas.

  • Jackie Chan (ator)
  • Marilyn Monroe (atriz)
  • Mick Jagger (músico)
  • BoA (cantora)
  • Lara Croft (personagem de videogame)
  • Shintaro Ishihara (escritor e governador de Tokyo)

Tipo O

Generoso e realista, caracteriza-se pela facilidade em estabelecer prioridades. Definida a meta, dedica-se a ela com todo o empenho. Ambiciosos, têm um grande espírito de competitividade e liderança.

Ator Ken Watanabe

O ator Ken Watanabe tem sangue tipo O

Tranquilos e pacientes, sabem aguardar com calma as conquistas e objetivos definidos. Apesar de autoconfiantes e emocionalmente estáveis, perdem o controle quando pressionados. Fiéis e amigáveis, gostam de manter uma rotina e cultivar hábitos. Pessoas com esse tipo sanguíneo, portanto, não apresentam grandes dificuldades para guardar dinheiro.

  • Ken Watanabe (ator)
  • Rainha Elizabeth (rainha da Inglaterra)
  • John Lennon ( músico)
  • Hideki Matsui (jogador de beisebol)
  • Takuya Kimura (cantor e apresentador de TV)
  • Namie Amuro (cantora)
  • Elvis Presley (cantor)

Você se dá bem com…

No horóscopo do sangue, as letras A, B, AB e O podem determinar pontos em comum ou falta de afinidade entre as pessoas. Confira

A com A
Por gostarem das mesmas coisas, possuem grande afinidade. Mas podem haver desentendimentos por desejarem as mesmas coisas

A com B
São opostos complementares: gostam de coisas diferentes e, por isso, se complementam

A com AB
As pessoas do tipo AB transmitem segurança às do tipo A. Estas sentem-se compreendidas e admiram o raciocínio de AB

A com O
Pessoas tipo A entendem as do tipo O. Também se complementam

B com B
Por ter o mesmo tipo sanguíneo entendem bem um ao outro. Mas o conflito pode surgir porque cada um gosta de fazer o que bem entende

B com AB
O tipo AB é compreendido pelo B. Este sente-se confortável na companhia de um AB

B com O
Uma boa parceria. As características do tipo B são valorizadas por uma pessoa O

AB com AB
Tem as mesmas preferências, por isso se entendem bem. Mas podem haver desentendimentos por quererem as mesmas coisas

AB com O
Outra dupla de opostos complementares. Se conseguirem relevar algumas situações, viverão em plena harmonia

O com O
Vivem bem juntas mas, como visam o poder, pode haver disputa e competição.

por Érika Omori. Conteúdo publicado originalmente no site Gambare! em 14 de fevereiro de 2008.