39ª Mostra Internacional de Cinema de SP

an_naomi40
A 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece de 22 de outubro a 4 de novembro e oferece uma seleção de filmes e documentários, muitos deles ainda inéditos no Brasil.

São 22 endereços de São Paulo exibindo 312 títulos de 62 países. Entre os títulos japoneses, são cinco filmes (quatro inéditos e um clássico).

Confira a programação de filmes japoneses e aproveite para conhecer um pouco mais do cinema nipônico.

*Com informações do site oficial da Mostra Internacional de Cinema.

A Jornada de Chasuke (2015)

Na vida após a morte, escritores ocupados estão criando cenários para a humanidade. O que eles escrevem dita o destino de todos. Chasuke, um servidor de chá celestial, está sempre fazendo o seu trabalho para garantir que os dramaturgos sigam em sua tarefa sem fim. Ele não pode evitar ouvir as conversas, e está especialmente interessado na história da jovem Yuri. Um comentário descuidado muda o destino dela em um acidente de carro fatal. Só Chasuke pode resgatá-la, voltando ao mundo físico.


Vídeo: SHOCHIKUch

A Jornada de Chasuke (2015)

109 min. Ficção. Legenda: inglês, eletrônica, em português
Título original: Ten no Chasuke
Direção: Sabu (O Corredor D. A.N.G.A.N.(1997), Postman Blues (1998) e Monday (1999), premiado no Festival de Berlim)
Veja a programação para “Jornada de Chasuke”

Para o Outro Lado (2015)

Yusuke, marido de Mizuki, afogou-se no mar há três anos. Quando ele repentinamente volta para casa, ela não se surpreende. Em vez disso, Mizuki fica pensando por que ele demorou tanto tempo. Ela, então, aceita ser levada por Yusuke em uma jornada.


Vídeo: mostrafilmes

Para o Outro Lado (2015)

128 min. Ficção. Legenda: português
Título original: Kishibe no Tabi
Direção: Kiyoshi Kurosawa (Cure (1997), Pulse (2001) e Sonata de Tóquio (2008), vencedor do prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes)
Veja a programação para “Para o Outro Lado”

Rashomon (1950)

Um camponês rude, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas —do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado a partir dos relatos divergentes e dúbios de testemunhas, incluindo a mulher estuprada e o criminoso, e da própria vítima, por meio de um médium. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

Restaurado pela The Academy Film Archive, o Centro Nacional de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio e Kadokawa Pictures, Inc. Financiado por Kadokawa Culture Promotion Foundation e The Film Foundation.


Vídeo: mostrafilmes

Rashomon (1950)

88 min. Ficção. Legenda: inglês, eletrônica, em português
Título original: Rashômon
Direção: Akira Kurosawa (O Anjo Embriagado (1948), Dodeskaden – O Caminho da Vida (1970), Sonhos (1990), vencedor do Oscar em 1990 pelo conjunto da obra)
Veja a programação para “Rashomon”

Ryuzo e seus Sete Capangas (2015)

Aposentado e descartado pela família de seu filho, Ryuzo, ex-chefe da máfia japonesa yakuza, está levando uma vida tediosa. Cansado de ser tratado como velho, ele convida o antigo tenente Masa para beber. Conversando sobre os bons tempos e os antigos membros da yakuza, eles decidem organizar um encontro. Cinco homens aparecem e concordam em formar um grupo dos melhores —o Hall da Fama da Yakuza. Mas a sombria organização Keihin United, que controla a área que costumava ser de Ryuzo, começa a pressioná-los, levando a um combate entre os idosos e os novos.


Vídeo: MIFF

Ryuzo e seus Sete Capangas (2015)

110 min. Ficção. Legenda: inglês, eletrônica, em português
Título original: Ryûzô to Shichinin no Kobun Tachi
Direção: Takeshi Kitano (Dolls (2002), Glória ao Cineasta! (2007) e venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza com Hana-Bi, Fogos de Artifício (1997))
Veja a programação para “Ryuzo e seus Sete Capangas”

Sabor da Vida (2015)

Sentaro administra uma pequena padaria que serve dorayakis —panquecas recheadas com pasta de feijão azuki. Quando Tokue, uma velha senhora, se oferece para ajudá-lo na cozinha, ele aceita com relutância. Mas Tokue mostra ter mãos mágicas para fazer o doce. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio em breve floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.


Vídeo: mostrafilmes

Sabor da Vida (2015)

113 min. Ficção. Legenda: português
Título original: An
Direção: Naomi Kawase(Suzaku (1997), vencedor do prêmio Caméra d’Or no Festival de Cannes, Shara (2003), A Floresta dos Lamentos (2007), ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes e O Segredo das Águas (2014).)
Veja a programação para “Sabor da Vida”

Você pode se interessar também por...