A turnê de Ryu Goto pelo Brasil
“Estava folheando uma revista e ao ver fotos da Sala São Paulo, pensei: nossa! Um dia quero tocar lá”, contou o violinista nipo-americano Ryu Goto que está em turnê pelo Brasil no mês de outubro.
O primeiro concerto do violinista no Brasil aconteceu na noite do dia 10 de outubro, justamente na sala que havia despertado o interesse de Goto pelo Brasil. Após uma hora de apresentação com solos em uma harmonia contagiante com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo regida pelo maestro Cláudio Cruz, o convidado ainda voltou duas vezes ao palco para o bis diante dos aplausos intermináveis da sala lotada.
O violista Jader da Cruz toca há sete anos e está na Orquestra Jovem há um. Para ele, tocar ao lado de Ryu Goto foi uma experiência única. “Foi incrível”, disse o jovem de 26 anos, “o solista é inacreditável”.
Além do espetáculo musical da Sala São Paulo, Goto ministrou aulas com os jovens violinistas da orquestra no dia anterior. Para ele, tocar no Brasil tem sido uma experiência marcante. “Não pudemos nos comunicar muito bem verbalmente, mas isso não foi necessariamente um problema porque conseguíamos nos entender”, comentou.
“Eu nunca dei tantas aulas nunca ensinei tanto quanto nesses dias, mas o que me deixou bastante impressionado é que todos os que participaram são muito motivados, disciplinados e realmente tê,m um nível técnico muito bom. Essa vontade e essa paixão pela música me deixaram bastante emocionado”, continuou o violinista nipo-americano.
“Se estas são as crianças que vão se graduar e tocar em outras orquestras do país, então o futuro da música clássica por aqui será muito brilhante. Eles amam o que fazem e e já são muito profissionais. Tenho grande respeito por eles”, ressaltou.
O spalla (primeiro-violino) da Orquestra Jovem de São Paulo, Renan Gonçalves, disse que participou da masterclass como ouvinte e que gostou muito da atividade. “É muito bom tocar um músico como ele, que é excelente e com tanta experiência”, conta o jovem de 20 anos que toca violino desde os 9, por influência do pai e dos irmãos que também são músicos.
Ryu Goto pelo Brasil
A convite da Fundação Japão, o violista participa de uma turnê pelo Brasil que começou em São Paulo e tem paradas em Belém, Manaus e Rio de Janeiro, em que ele tocará com orquestras locais e ministrará masterclasses com jovens músicos para incentivar a educação coltada para a música clássica.
Durante a entrevista coletiva que ele deu à imprensa de São Paulo, o artista mostrou que não foi somente o acaso que o trouxe às terras tupiniquins. “Quando eu era pequeno, minha mãe até cogitou vir para o Brasil para produzir café. Ela dizia que era um dos países que ela mais gostaria de conhecer da América do Sul e aquilo deixou algo em mim, de que aqui era um lugar divertido”, disse.
Apaixonado pelas artes marciais, o violinista explicou que seu interesse pelo Brasil também vem de grandes nomes do caratê, capoeira, UFC e jiu jitsu brasileiro e que, como frequentador de uma academia da CrossFit, quis treinar em um box (como é camada a academia especializada) do Brasil.
“Além disso, meu colega de quarto da época da faculdade, que é hoje meu melhor amigo, é filho de brasileiros e sempre me falou coisas boas sobre o país”, comentou ao lembrar que este amigo o apresentou para o churrasco e para o cinema brasileiros, que o deixou ainda mais interessado pela cultura verde-amarela. “Gosto tanto do filme Cidade de Deus que já assisti mais de cinco vezes. E também gostei muito da atuação do Wagner Moura na série Narcos”, contou animado.
No Rio de Janeiro
No dia 19, a partir das 15h, Goto se encontrou com jovens músicos do Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Integrantes das comunidades do Complexo do Alemão, Dona Marta, Morro dos Macacos, Pavão Pavãozinho e Babilônia e alunos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil – ASMB, participaram do encontro.
No dia 21 de outubro, o concerto aconteceu na Sala Cecília Meireles ao lado da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com um repertório que incluiu o Concerto para violino nº 1 em Ré maior, Op. 6, de Niccolò Paganini e Sinfonia nº 5, Op. 67, de Ludwig van Beethoven.
.: Site oficial do violinista Ryu Goto
*Post atualizado em 29 de outubro de 2015