Julio Okubo Joias comemora 50 anos
A primeira pérola
A história da marca está inserida no processo de imigração de japoneses no Brasil e começa com a chegada de Tamigoro Okubo e Rosa Haruno Okubo no Brasil, em 1925. Depois de seis anos trabalhando na lavoura, no interior de São Paulo, a família decidiu se mudar para a capital. Foi ali que Rosa sagrou-se como grande empreendedora ao introduzir a comercialização de pérolas do Japão, no Brasil.
Determinada, Rosa vendeu a sua única joia (um anel de pérola trazida do Japão) para entrar em um mercado que até então era dominado por joalheiros homens. Isso aconteceu graças ao contato de Rosa com seu conterrâneo Kokichi Mikimoto, pioneiro no cultivo de pérolas em grande escala.
Rosa iniciou as importações de pérolas da baía de Ago (província de Mie), abriu sua própria joalheria em 1934 e as pérolas se tornaram o carro-chefe da casa. Com muito trabalho, a imigrante japonesa fez história no Brasil e ficou conhecida como a “Rainha das Pérolas”.
Pela sua contribuição à sociedade paulistana e pela notabilidade como “Mulher Empresária de Sucesso”, Rosa Okubo recebeu o título de “Cidadã Paulistana” pela Câmara Municipal de São Paulo em 1987.
De geração em geração
Todos os cinco filhos de Okubo acabaram seguindo o caminho da mãe no mercado de joias. Julio Okubo, o único filho homem, especializou-se em design de joias, sendo o primeiro a furar uma pérola no território brasileiro.
“Quando me sentei pela primeira vez numa bancada de joalheiro, foi como se tivesse encontrado meu lugar neste mundo. Era aquilo mesmo o que eu gostaria de passar a vida fazendo. Soldar, cravar, polir, dar forma as joias, para mim era algo natural”, relembra Julio.
Em 1965, surgia a Julio Okubo Joias para estabelecer o primeiro ponto de vendas das criações de Julio. Mais tarde, com a visão de negócios da terceira geração da família, Julio Okubo Filho foi o responsável pela expansão da marca em lojas em shoppings.
Hoje, a joalheria Julio Okubo conta com o apoio de outra geração, com o bisneto Mauricio Okubo. Para o empresário, a chegada de marcas internacionais ao Brasil, a abertura de novos shoppings e o crescimento nas opções de produtos de alto valor agregado (bolsas, sapatos, eletrônicos, etc) apontam as principais mudanças do mercado. “Um dos grandes desafios será a adaptação a essas mudanças, sem que o DNA da marca se perca”, avalia Mauricio.
Comemoração dos 50 anos – Julio Okubo Joias
Em comemoração aos 50 anos da marca, foi realizado um coquetel de lançamento da nova coleção na unidade do Shopping Iguatemi, no dia 9 de setembro. Na ocasião estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae e convidados especiais.
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Fotos: Samuel Chaves/S4 Photopress