Hanabi taikai, o show de fogos de artifícios

Hiroshima Convention & Visitors Bureau

Hanabi Taikai de Hiroshima

O verão japonês é marcado pelas festividades ao ar livre com os matsuris (saiba mais sobre o carnaval nipônico) e shows de fogos de artifício, geralmente às margens dos rios ou em orlas de praias. Tradicionalmente, a queima de fogos de artifício não é feita na virada do ano – quando são feitas cerimônias shintoístas nos templos. Mas, quem acha que japonês não sabe o que é fogo de artifício é porque nunca viu um “Hanabi Taikai” (花火大会), os shows de fogos de artifício que acontecem entre julho e agosto por todo o Japão.

De norte a sul, opção é o que não falta para embelezar o céu do Japão com cores e formas coloridas e iluminadas. Alguns shows duram até duas horas (com intervalos, é claro) com explosões e chuvas de luzes das mais variadas formas (flores, smiles, corações e até rostos de personagens).

Lula grelhada nos festivais de rua do Japão

Lula grelhada nos festivais de rua do Japão


Mais do uma obra de arte no céu, as festividades também trazem todo um ar (quente, bem quente e úmido e quente!) alegre e descontraído com comidinhas de rua como lula grelhada, takoyaki e raspadinha de gelo (saiba mais sobre comidas de rua do Japão, na Hashitag) e barracas de brincadeiras para as crianças.

No yoyo turi, as crianças brincam de "pescar" os balões cheios de água

No yoyo turi, as crianças brincam de “pescar” os balões cheios de água


As vestimentas variam entre yukata (tipo de quimono mais leve, propício para dias quentes) e jibei (roupa leve originalmente para ser usada dentro de casa, mas que hoje é usada em festas de rua também) e imprimem cores e estampas às ruas, junto com os penteados extravagantes dos jovens mais moderninhos.

Quem quiser acompanhar a agenda de Hanabi Taikais do Japão, aqui vão algumas sugestões de sites para visitar:

Veja mais

.: Cantora Tsubasa visita o Hyakumangoku Matsuri
.: Matsuri, os festivais japoneses

Post atualizado em 3 de julho de 2017

Você pode se interessar também por...