Fotógrafo Armando Prado expõe retratos de personalidades

A Galeria Nikon, em São Paulo, promove a exposição “Decanos”, com 44 fotos, todas em preto e branco, que compõem um trabalho do fotógrafo paulistano Armando Prado, realizado nos anos de 1995, 2005 e 2015, tendo as mesmas pessoas como protagonistas.

A motivação para o projeto ocorreu quando Prado descobriu que o jornalista e fotógrafo norte-americano, David Drew Zingg, fotografado em 1995, havia falecido. Surgiu a curiosidade de saber o que ocorrera nas vidas pessoais e profissionais dos demais retratados em 1995, que despontavam como personagens promissores da cena paulistana naquela época.

“Em 2005, decidi convidá-los para uma nova sessão de fotos, o que se repetiu agora em 2015. Optei pelo intervalo de uma década, pois simboliza a passagem de uma geração para outra. A fotografia reforça esta questão, pois tem o poder de perpetuar a transição do tempo”, revela Prado.

Entre os fotografados, estão personalidades de diferentes segmentos, como: Dora Longo Bahia (artista plástica); Alex Atala (chef); Cristiana Monaco (diretora de arte); Big Richard (professor e rapper); Leão Serva (jornalista); Gilberto Elkis (paisagista); Skowa (músico); Renato De Cara (jornalista e fotógrafo); Geanine Marques (cantora); Sônia Ushiyama (arquiteta e estilista); João Pedrosa (colecionador); Théo Castilho (artista plástico); Tibira (empresário); David Drew Zingg (fotógrafo); Alaor Vieira (engenheiro elétrico e barman); Jac Leirner (artista plástica); e Erika Palomino (jornalista).

Os ensaios de 1995 e 2005 foram feitos no estúdio do fotógrafo com um modelo da série F, a Nikon F2AS. Em 2015, Prado utilizou a câmera DSLR D800 e a locação foi a Galeria Nikon. Com viés atemporal, as fotos revelam a passagem do tempo e o avanço tecnológico, mas com muita sutileza e sensibilidade, uma vez que o profissional priorizou técnicas para equilibrar a linguagem da imagem digital com a analógica.

“As fotografias têm fundo branco e plano americano, estilo que capta melhor as feições do rosto, mas também permite visualizar uma parte do corpo”, explica Prado, lembrando que todos os fotografados participaram ativamente da continuidade do projeto.

Fernando Costa Netto, sócio da DOC Galeria | Escritório de Fotografia – responsável pela gestão cultural da Galeria Nikon, observa que a exposição irá ocupar toda a extensão do espaço cultural. “A mostra “Decanos” entra em 2015 na forma de uma obra cronológica, nunca antes realizada pela fotografia brasileira. Quando os visitantes se depararem com a fusão das três fotos dos personagens em uma única imagem, certamente, irão se surpreender. Será uma oportunidade de contemplar e refletir sobre a efemeridade do tempo”, afirma o produtor do projeto iniciado há 20 anos.

Exposição de fotografia ‘Decanos’
Quando: 24 de abril a 3 de junho de 2015
Onde: Galeria Nikon
Endereço: Rua Aspicuelta, 153 – Vila Madalena – São Paulo-SP
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira – das 10h às 19h
Aos sábados e feriados – das 11h às 17h
Telefone: (11) 2592-7922

Fique por dentro da Agenda Made in Japan.