Exposição ‘Bonecos do Japão’

A Fundação Japão e o Consulado Geral do Japão em Manaus trazem para o Palácio da Justiça, na capital Amazonense, a exposição Bonecos do Japão. Em cartaz de 7 a 26 de maio, com entrada gratuita, a mostra traz para o Amazonas um pouco da história do Japão por meio de 72 bonecos japoneses.

A mostra é dividida em 14 categorias, que apresentam um panorama da produção japonesa de bonecos: Hina Ningyo (Bonecos do Festival das Meninas), Gogatsu Ningyo (Bonecos do Festival dos Meninos), Noh Ningyo (Bonecos do Teatro Nô), Bunraku Ningyo / Kabuki Ningyo (Bonecos de Famosas Cenas de Teatro Bunraku e Teatro Kabuki), Oshie Hagoita (Raquetes com Pinturas em Relevo), Kyo Ningyo (Bonecas de Kyoto), Oyama Ningyo (Bonecas que Representam Jovens Mulheres), Kimekomi Ningyo (Bonecos de Madeira Vestidos com Quimono), Hakata Ningyo (Bonecos de Hakata), Gosho Ningyo (Bonecos do Palácio Imperial), Ichimatsu Ningyo (Bonecos Ichimatsu), bonecos que representam os costumes do Japão, bonecos criados por artesãos contemporâneos, e Kokeshi Ningyo (Bonecos Kokeshi), divididos em Tradicionais e Criativos.

Muitas destas peças em exposição trazem consigo histórias da cultura milenar japonesa. É o caso de Hina Ningyo, que fazem reverência à felicidade de suas jovens filhas, ou dos Gogatsu Ningyo, a versão masculina, nas quais os bonecos são vestidos de armaduras de guerreiros em analogia à saúde e força de seus filhos.

Outro destaque são as peças retratando atores no Teatro Nô, teatro dramático que teve origem no período Muromachi (1338-1573). Os bonecos, assim como os atores, vestem máscaras e figurinos elaborados.

A mostra integra as comemorações dos 120 Anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

“Bonecos do Japão”
Quando: 7 a 26 de maio de 2015
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 9h às 13h
Onde: Palácio da Justiça
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901, Centro, Manaus-AM
Quanto: Gratuito