Ilha que surgiu em 2013 continua crescendo
Ilha segue crescendo desde novembro de 2013
Em novembro de 2013, uma nova ilha começou a se formar no litoral do Japão, nas proximidades do pequeno arquipélago de Ogasawara, na costa do Oceano Pacífico, ao sul do Japão. O novo pedaço de terra foi observado devido às intensas atividades vulcânicas de uma das ilhas, que acabou formando, na época, uma pequena ilha com 200 metros de superfície e 20 metros de altura. Pouco mais de um ano depois, segundo a guarda costeira japonesa, em fevereiro de 2015, a ilha já tinha 2,45 quilômetros quadrados de extensão. Isso porque uma cratera no centro do vulcão continua lançando matéria cerca de cinco vezes por dia.
Essa é a primeira vez em 40 anos que esse fenômeno é observado no país. Em 1973, uma nova ilha foi registrada como Shinshima-Nishinoshima, mas grande parte dela foi coberta pela água.
A ampliação das águas territoriais do Japão tem sido um tema controverso no país, com as recentes disputas pelas Ilhas Senkaku, entre Japão, China e Taiwan. Para os japoneses, o território é chamado de Senkaku, enquanto que para os chineses, é chamado de Diaoyu.
Foto de 21 de novembro de 2013
Foto tirada em 21 de janeiro de 2015