Pela divulgação da cultura gastronômica
O evento foi realizado na casa do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, no dia 27 de janeiro, com a presença de amigos, jornalistas e autoridades.
Para apresentar a diversidade da gastronomia tradicional japonesa (washoku, que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade em 2013), o chef preparou uma degustação variada que incluiu sashimis, sushis, cozidos, frituras, ensopado, sobá e doces típicos (wagashi).
“Vejo que é importante transmitir as origens dos pratos não só para quem é servido como também para os profissionais que trabalham com gastronomia”, destacou Koike. “É importante conhecer as origens dos ingredientes, das técnicas da cozinha, da verdadeira culinária japonesa”, completou.
O chef explicou também que o que ele chama de “verdadeira culinária”, envolve não só os sabores dos pratos, como também aspectos culturais que estão implícitos na escolha dos cortes, dos ingredientes, no uso do hashi, na disposição e escolha da louça, na forma de comer… “A gastronomia trata apenas de comida, mas também de cultura”, disse o chef.
Esse prêmio foi dado a cinco profissionais que se destacaram como divulgadores da gastronomia japonesa fora do Japão em 2014. Tal reconhecimento é feito desde 2006 pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão e foi o segundo dado a um brasileiro(em 2010, o presidente do Grupo Tozan, Toru Iwasaki, foi premiado pela difusão de ingredientes essenciais da culinária japonesa como mirin, shoyu e missô).