Belezas naturais de Hokkaido

Passeio em quebra-gelo quie sai da cidade de Abashiri
Passeio em quebra-gelo quie sai da cidade de Abashiri

Águia-marinha-de-steller pode ser vista em passeios pela Península de ShiretokoÁguia-marinha-de-steller pode ser vista em passeios pela Península de ShiretokoO inverno no Japão está só començando. Em Hokkaido, no extermo norte do Japão, os preparativos para o Festival de Neve, em Sapporo, já estão reservando montanhas de neve para as esculturas (veja como foi nos outros anos) e bolas de neve já estão em jogo só aguardando o Campeonato Internacional de Guerra de Bolas Neve.

Para os que preferem um passeio mais tranquilo e gostam de apreciar as obras da natureza, outra opção da temporada é a visita ao norte da ilha, para a apreciação dos gelos flutuantes.

Entre a metade de janeiro e o fim de março, o mar de Okhotsk fica coberto com camadas de gelo, cachoeiras param no ar, lagos congelam e animais selvagem migram pelos campos congelados. A melhor época para ir à região para ver o mar congelado é a segunda semana de fevereiro.

Temporada de passeios de barco quebra-gelo acontece de janeiro a março
Temporada de passeios de barco quebra-gelo vai de janeiro a março

Quando o inverno chega, as placas de gelo começam a se formar em alto mar até chegar à costa norte da ilha de Hokkaido. Infelizmente, por causa do aquecimento global, nem sempre é possível ver as formações de gelo.

Dependendo do dia, é possível ver a camada de gelo mesmo da costa. Por isso, é possível observá-la fazendo uma viagem de trem pelos trilhos que acompanham o litoral entre as estações de Abashiri e Shiretoko-Shari.

O trem Ryuhyo Norokko funciona nesse período do ano (de 31 de janeiro a 25 de fevereiro de 2015), pela linha Senmo (釧網本線). É um trem sem muito luxo, com bancos de madeira e janelas panorâmicas.
A formação da superfície de gelo começou a diminuir por causa do aquecimento globalA formação da superfície de gelo começou a diminuir por causa do aquecimento global
Para ver o mar mais de perto, é preciso ir para as cidades de Abashiri ou Mombetsu que têm portos de onde os barcos quebra-gelo partem para os passeios turísticos. A temporada dos quebra-gelo vai de 20 de janeiro a 31 de março e uma viagem de uma hora custa em média ¥3.000 (quase R$ 70).

E aos que querem não só ver, mas também sentir o gelo, existem opções de caminhadas guiadas na cidade de Shari (localizada na península de Shiretoko). Nesses passeios é possível observar a vida selvagem de perto, e caminhar pela área que é considerada, desde 2005, Patrimônio Natural da Humanidade.

Mais informações sobre os passeios:
Abashiri Drift Ice Tour Boat (em japonês)