Prêmio da Câmara de Comércio Brasileira no Japão
A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) organizou na noite do dia 17 de dezembro o evento denominado “CCBJ Awards Person of the Year”. Na oportunidade, foi homenageado o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, como representante do empresariado japonês de destaque.
Carlos Ghosn foi escolhido pela maioria dos votos dos membros da CCBJ. O prêmio “CCBJ Awards Person of the Year” tem essa finalidade de reconhecer empresários brasileiros e japoneses de destaque que contribuem para o incremento dos negócios entre os dois países. Esta foi a terceira edição do prêmio.
A festa aconteceu no Conrad Tokyo Hotel, com a presença de mais de 100 pessoas. O Embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago; o ministro Marco Farani, cônsul, do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio; o representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tomochika Uyama, e o ministro-conselheiro Sarquis José Sarquis, da Embaixada do Brasil, foram as autoridades presentes no evento.
O presidente da CCBJ, Marcos Turini, destacou que “Carlos Ghosn representa o sucesso empresarial tanto do lado brasileiro como do lado japonês, sendo um exemplo a ser seguido. Ghosn mostrou que para enfrentar desafios nos negócios, é preciso pensar e agir diferente, para proporcionar ainda mais o trabalho em conjunto”. O Embaixador André Corrêa do Lago disse que “todos sonhamos, mas Carlos Ghosn realiza sonhos”. Já o diplomata Tomochika Uyama, do Ministério dos Negócios Estrangeiros no Japão, lembrou que serão comemorados 120 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão em 2015. “Carlos Ghosn tem grande vivência em diversas culturas e considero essa experiência fundamental para o sucesso”, enfatizou Uyama.
“Estou honrado em receber este prêmio da Câmara de Comércio Brasileira no Japão. É uma reafirmação do meu ponto de vista de que as diferenças entre as pessoas e as culturas podem ser uma fonte de força, de riqueza e de oportunidades em potencial, assim como esses são os elementos que conduziram o crescimento da Aliança Renault-Nissan”, declarou Carlos Ghosn na festa.
O compromisso da Nissan para a construção de relações econômicas entre o Brasil e o Japão é exemplificado pela abertura de uma nova fábrica em Resende, Rio de Janeiro, em abril de 2014. Este complexo automotivo terá capacidade de produção de 200 mil veículos e 200 mil motores por ano e será um pólo de produção essencial para o desenvolvimento de negócios da Nissan na América Latina. A Nissan tem o objetivo de ser a empresa automobilística japonesa número 1 no mercado brasileiro.
A CCBJ agradece o apoio recebido pela estilista Junko Koshino, que também compareceu ao evento.