Japão é a melhor marca no mundo
Kirobo foi o primeiro robô-astronauta
A pesquisa “Country Brand Index” realizada em pela Future Brand avalia como cada país é percebido ao redor do mundo, como se cada nacionalidade fosse uma marca e comparando as impressões que causam.
Na edição 2014-2015, entre 75 países avaliados, o Japão ficou em primeiro lugar e o Brasil em 43º. A listagem reflete como cada país é visto e as possibilidades de intenção de de visitar, recomendar e estabelecer negócios com determinado país.
Tecnologia de ponta foi o aspecto mais destacado como positivo nas análises sobre o Japão
Para chegar a este resultado, foram consultados 2530 formadores de opinião de 17 países (EUA, Canada, Brasil, Argentina, México, Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, Turquia, África do Sul, Emirados Árabes, Índia, China, Tailândia, Japão e Austrália) que viajam constantemente.
Entre as características da Terra do Sol Nascente que mais se destacaram, a tecnologia de ponta a que mais chamou a atenção dos participantes. Os aspectos culturais do país com tantos Patrimônios Culturais, a gastronomia, os índices de saúde e de educação também foram importantes para levar à “marca” do país ao topo do ranking. Entre as marcas mais associadas ao Japão foram citadas: Toyota, Nintendo, Honda, Hitachi, Sony, Toshiba e Panasonic.
As palavras mais associadas ao país foram: tecnologia, comida, eletrônicos, respeito, segurança, gastronomia, anime, mangá, disciplinado, sushi.
A cultura tradicional com diferentes patrimômios históricos tombaods mostram elevam o valor do Japão como marca
Os 10 países com a marca mais forte
1. Japão
2. Suíça
3. Alemanha
4. Suécia
5. Canadá
6. Noruega
7. Estados Unidos
8. Austrália
9. Dinamarca
10. Áustria
Veja a lista completa (em inglês)