Questão de necessidade

“O que você considera mais importante para a sua vida?” é o que uma pesquisa informal realizada pelo programa de televisão Asa Chan (da emissora TBS, de Tóquio) perguntou às adolescentes da capital japonesa.

Algumas responderam que era um objeto dado por algum amigo ou parente, outras listaram o cachorro de estimação, mas a maioria, de acordo com a pesquisa, deu prioridade às “kara-kon”, que é uma abreviação de “coloured contact lens” (lentes de contato coloridas).

Antes e depois com a lenteAntes e depois com a lenteAs lentes podem ser de diferentes cores e algumas são até decoradas. A variedade de lentes é grande, como pode ser vista neste site especializado em produtos de beleza Petit beaumo. Para as mais aficionadas, tem até lentes com personagens de desenho estampados como estas da Sanrio.

Para a Embaixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda, as japonesas usam as lentes para parecerem mais ocidentais, mais “exóticas”, tais quais as personagens de desenhos de mangás e animes.

“É como uma forma de expressão que as meninas usam para se sentirem mais bonitas, para elevar a auto-estima”, explica Akemi. “Pode ser uma forma de tentar esconder defeitos ou um pouco de complexo de ‘querer ser ocidental’ e ter os ‘olhos grandes’ também”, completa.

Fonte: Cultura Japonesa

Você pode se interessar também por...