Carnaval de Taiwan

Carnaval brasileiro agita a cidade de Taipé
Carnaval brasileiro agita a cidade de Taipé

Documentário 'A Dream of Samba' está disponível onlineDocumentário ‘A Dream of Samba’ está disponível online

No documentário Dreams of Samba, o jornalista Roberto Maxwell registra a salada multicultural que é o desfile Dream Parade, com a participação de artistas da França, dos Estados Unidos, Japão, Taiwan e Brasil. “É um caldeirão cultural, sem dúvida. Mas, o que me chamou a atenção de verdade foi o envolvimento dos indígenas”, explica o diretor.

Taiwan, como várias ilhas do Pacífico, é o lar de diversas etnias que foram sendo assimiladas e tendo suas tradições perdidas ao longo dos anos, principalmente pela dominação chinesa e japonesa. Estima-se que, atualmente, 2% dos taiwaneses seja originário de alguma das etnias aborígenes que habitava a ilha antes da chegada dos chineses, no século 17. “É uma história de resistência muito semelhante a dos povos indígenas brasileiros”, conta Maxwell. “Eles lutam com força para manter suas identidades étnicas”, prossegue ele.

E, nesta luta, os aborígenes taiwaneses encontraram um aliado um tanto quanto inusitado: o samba. “A forma como o samba entra nessas comunidades é interessantíssima. Então, eu dedico boa parte do documentário a investigar essa aproximação”, conta o diretor.

O curta está no ar, no site do diretor (www.robertomaxwell.info) desde 5 de outubro, duas semanas antes da edição 2014 do evento, em Taipé. “Acredito que os brasileiros vão se surpreender. A gente sabe que a música brasileira é amada pelo mundo. Mas não conhece histórias do impacto que isso causa nas pessoas. O filme mostra uma dessas histórias”, aposta Maxwell.


Vídeo: Roberto Maxwell

A DREAM OF SAMBA

Em Taiwan, pequeno país no leste da Ásia, um homem descobre que o carnaval pode mudar a sua sociedade.
Documentário, Japão/Taiwan, 2014, 24 min
Direção: Roberto Maxwell
Diversas línguas (com legenda em português)
Site: www.robertomaxwell.info

Você pode se interessar também por...