Documentário ‘Sanshin’

O Sanshin e a preservação da música okinawana no Brasil
O Sanshin e a preservação da música okinawana no Brasil

O sanshin é um instrumento de cordas típico da província de Okinawa (sul do Japão). Semelhante ao shamisen, o sanshin diferencia-se pelo revestimento de pele de cobra, que lhe confere um som único que pode ser transmitido tanto em músicas clássicas, quanto em músicas populares (chamadas de minyo).

Imigrantes e descendentes de Okinawana mantém a tradição viva em diferentes manifestações culturais no Brasil e para registrar a influência da música, em especial do sanshin, o cineasta Fábio Rodrigues e sua esposa Cíntia Takeguthi, da Kinema Produções Cinematográficas, produziram o documentário “Sanshin”, em parceria com a Associação Okinawa Kenjin do Jabaquara.

“A intenção do filme não é ser uma obra cinematográfica. É mais um apanhado antropológico”, explicou Rodrigues na apresentação da primeira exibição do documentário realizada no dia 25 de maio, no Grande Auditório do MASP. “A próxima etapa é exibir o documentário nas associações e depois pretendemos disponibilizá-lo na internet”, explicou.

O documentário de 140 minutos traz depoimentos de diferentes profissionais especializados em cultura japonesa e em sanshin. “As respostas eram dadas na medida em que entrevistávamos uma pessoa, surgiam perguntas que fizemos ao entrevistado seguinte”, contou Tatsuo Sakima, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Jabaquara. “Este documentário traz uma riqueza muito grande em termos de interpretação de fatos históricos porque conseguimos entrevistas como os melhores profissionais relacionados”, disse Sakima.

Cintia Takiguchi é a roteirista do documentário e contou que o documentário ficou pronto em dezembro de 2013 e que no primeiro semestre de 2014, a intenção é de inscrevê-lo em alguns festivais.

Assista ao trailer do documentário “Sanshin”


Vídeo: Kinema

Para assistir ao documentário na íntegra, acesse o link: www.youtube.com/watch?v=BeyxWxysooA